quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Como economizar energia

Economizar energia ao usar o computador é um assunto recorrente, e ainda que a gente já tenha postado algumas dicas a esse respeito, não custa recapitular. Confira:

No Windows XP, clique em Iniciar > Painel de Controle > Opções de Energia. Na tela que irá se abrir, observe que existem alguns perfis já pré-configurados, mas você pode ajustar o seguinte:
- Desligar o monitor: permite configurar o desligamento automático do monitor quando o PC estiver ocioso - quanto menor o tempo que você escolher, maior será a economia de energia.-
- Desligar o disco rígido: esta configuração é um pouco mais delicada, pois o PC pode demorar para voltar a operar depois do desligamento do disco. Não compensa utilizá-la quando se fica menos de uma hora longe da máquina (talvez seja melhor escolher "nunca" e ajustar o modo de espera para 60 minutos).
- Sistema em espera: O Windows desativa a maioria dos recursos, e o tempo de retorno é relativamente lento (embora bem mais rápido que o boot convencional), mas ajuda muito a economizar energia.
Se você costuma manter seu PC ligado durante a noite para não precisar reiniciá-lo e abrir os programas todas as manhãs, existe uma forma de conciliar esse hábito com economia de energia. Na tela das Opções de energia, clique na aba Hibernar, marque a opção Ativar Hibernação, clique em Aplicar e depois em OK (note que essa configuração requer um bocado de espaço livre no HD). Feito isso, ao clicar em Iniciar > Desligar o computador e pressionar a tecla <Shift>, a opção Em Espera muda para Hibernar. Clicando sobre ela, seu PC irá proceder como se estivesse desligando (o conteúdo da RAM será transferido para uma área pré-determinada do HD e todas as atividades serão suspensas; você poderá até mesmo desligar o establizador ou desconectar o cabo de energia da tomada). Quando o botão Power (liga/desliga) voltar a ser pressionado, a máquina irá reagir como num boot convencional, mas o processo será mais rápido e o sistema ressurgirá no mesmo exato em que você o deixou ao comandar a hibernação (com as janelas dos aplicativos abertas e tudo mais).

Em tempo: monitor de vídeo, modem de banda larga, impressora, scanner e caixas de som não precisam (e nem devem) ficar permanentemente ligados. Ligue-os apenas quando for realmente utilizá-los.
Um bom dia a todos.