quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Programinhas rebeldes

Já vimos que a desinstalação de softwares deve ser procedida mediante o desinstalador nativo dos programas ou, na impossibilidade, via applet Adicionar ou Remover Programas do Windows, e que ferramentas como o Revo Uninstaller (download e tutorial em http://www.baixaki.com.br/download/revo-uninstaller.htm) proporcionam melhores resultados, pois identificam e removem a maioria dos resquícios que as remoções convencionais costumam deixar para trás. No entanto, há casos em que a entrada referente a um aplicativo removido continua figurando na lista Adicionar ou Remover Programas, exigindo uma breve incursão pelo Registro para a eliminação definitiva do programinha rebelde:

1 - Clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e clique em OK.
2 - No menu à esquerda da tela do Editor do Registro, expanda a chave HKEY_LOCAL_MACHINE e navegue por Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Uninstall.
3 - Um nível abaixo, você verá uma lista com todos os aplicativos presentes em Adicionar ou Remover Programas. Localize o software em questão, dê um clique direito sobre ele e escolha a opção Excluir.
4 - Feito isso, feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

Vale relembrar que o Registro do Windows é um banco de dados importante, e que eventuais edições manuais só devem ser levadas a efeito após a devida criação de um ponto de restauração do sistema e de um backup da chave que será alterada. (para mais informações, insira os termos-chave adequados no campo Pesquisar do Blog).
Bom dia a todos e até mais ler.

EM TEMPO: Ontem foi a segunda terça-feira de novembro, dia de patch tuesday da Microsoft. Se você não ativou as atualizações automáticas no seu Windows, não deixe de rodar o Microsoft Update para baixar e instalar as correções disponíveis.