quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Barra de Tarefas - Segunda parte

Dando prosseguimento ao assunto que iniciamos na postagem anterior, veremos agora como fazer para ativar (ou desativar) uma barra de ferramentas e, em seguida, como criar uma barra personalizada.

No primeiro caso, a coisa é bastante simples: depois que você desbloquear sua Barra de Tarefas (até porque, se a barra estiver bloqueada, alguns recursos nem aparecem), basta dar um clique direito num ponto vazio e, no menu que surgir, clicar em Barras de ferramentas. Feito isso, é só habilitar uma ou mais opções presentes no submenu que será exibido em seguida.
As barras de ferramentas disponíveis por padrão são aquelas que mencionamos na postagem anterior, mas a instalação de determinados programas pode inserir outras possibilidades nesse submenu. Note que uma barra ativa ficará marcada com aquele sinal em "v" característico.
Experimente habilitar cada um dos itens disponíveis e veja se o resultado lhe agrada ou se a nova barra terá utilidade prática para você. Querendo reverter o processo, ou mesmo desativar qualquer outra barra previamente habilitada, refaça os passos indicados e torne a clicar sobre a opção em questão. Nessas circunstâncias, a marquinha em "v" irá desaparecer, como também a barra de ferramentas propriamente dita sumirá da Barra de Tarefas Windows.

Vejamos agora como criar uma barra personalizada: Primeiramente, você deverá clicar na opção Nova barra de ferramentas... e, na tela que irá se abrir, escolher a pasta ou unidade que deseja exibir como barra de atalhos na sua Barra de tarefas. Se você escolher a pasta Meu Computador, por exemplo, notará que uma nova barra será criada na extremidade direita da Barra de Tarefas, próximo do relógio do sistema. Clicando sobre ela, você poderá visualizar e acessar mais rapidamente os elementos que se encontram armazenados na sua pasta Meu Computador.
Vale lembrar que essa configuração também é facilmente reversível: basta localizar e desmarcar a barra recém-criada (faça-o da mesma maneira sugerida dois parágrafos atrás, para a desativação das barras pré-existentes).
Amanhã, veremos como redimensionar e personalizar suas barras de ferramentas.
Um bom dia a todos, e até lá.