domingo, 21 de janeiro de 2007

Domingo...

... é um dia tradicionalmente dedicado ao lazer a a amenidades. Por isso, resolvi deixar para amanhã a postagem que havia preparado para hoje - sobre um assunto um tanto extenso, que será dividido em três ou quatro posts - e dizer a vocês que, ao passar casualmente por uma banca de revistas, na tarde de ontem, vi que nosso livrinho sobre Freewares já se encontra à venda. Talvez você se lembre de eu tê-lo mencionado em meados de Dezembro aqui no Blog (como também mencionei o Dicionário de Informatiquês). Com esses, já são 25 os livrinhos que publicamos pela Editora Online, em quatro coleções distintas.
O termo "freeware", como todos sabem, diz respeito a uma forma de distribuição de softwares que podem ser baixados via internet, instalados e utilizados gratuitamente, sem prazo de validade ou quaisquer restrições (não confundir com "software livre", que é um conceito bem diferente). Às vezes, existem versões comerciais (pagas) desses programas, com recursos mais abrangentes ou aprimorados - que você pode instalar e utilizar se se dispuser a pagar o valor correspondente ao respectivo registro. Aliás, as várias modalidades de distribuição são examinadas e comentadas nesse trabalho, para que o leitor reúna elementos que lhe permitam entender melhor os conceitos envolvidos (notadamente a pirataria).
O livro oferece também um vasto leque de sugestões de programas gratuitos que pouco ou nada ficam devendo a versões comerciais similares: de aplicativos de segurança (antivírus, firewalls, antispywares, bloqueadores de spam e assemelhados) a ferramentas para limpeza, manutenção e ajuste do sistema operacional, passando por agendas virtuais, tocadores de música digital, gerenciadores de downloads e aplicações baseadas em Web 2.0, você conhecerá uma porção de opções (que analisamos e comentamos detalhadamente) para aprimorar o uso e o desempenho do computador. E o melhor é que não perderá horas - ou dias - garimpando numa Web coalhada de "inutilitários" (cuja remoção nem sempre é procedida da maneira adequada - outro aspecto que comentamos, num capítulo específico), bem como minimizará os riscos de infectar seu sistema com os tradicionais spywares (espiões) que costumam vir de embrulho.
Vale lembrar que, no Blog da Coleção Guia Fácil Informática, meu parceiro Robério postou, dias atrás, uma relação com os links para os freewares avaliados. O endereço é http://guiafacilinformatica.blogspot.com.
Bom domingo a todos e até amanhã.