sábado, 27 de janeiro de 2007

Perguntas e respostas

Vamos aproveitar a postagem deste sábado para responder algumas perguntas deixadas pelos visitantes nos dias anteriores - e em aberto, porque me parecem ser de interesse geral.
Começando pelo Garcês, a questão da conta oculta que eu sugeri utilizar para login no XP, no caso de esquecimento da senha de acesso, não funciona com a versão Pro.
Quanto à chave do produto, não encontrei uma forma de resgatá-la usando apenas os recursos do próprio Windows. Todavia, se sua cópia for legítima, talvez valha a pena entrar em contato com a Microsoft (0800-8884081) e pedir socorro ao suporte técnico (um dos pontos altos dessa empresa, a meu ver, é justamente a ajuda ao usuário).
Entretanto, existem outras maneiras de se contornar esse problema. Uma delas consiste em baixar o freeware Belarc (http://www.belarc.com/free_download.html). Mas eu sugiro que você recorra a uma versão de avaliação do System Mechanic, da Iolo (válida por 30 dias). Neste caso, após a instalação do software, se clicar no botão Maintance e escolher a opção System Information Report, você verá uma tela com uma porção de informações interessantes, dentre as quais a chave do Windows (sem falar que poderá dar "uma geral" na sua máquina, eliminar arquivos inúteis, organizar o Registro e ajustar diversas configurações).
No mais, vale a pena fazer o Tour que você sugere no comentário postado mais adiante (via Iniciar > Executar e digitando %windir%\help\tours\mmtour\tour.exe na caixa de diálogo), mas, se o idioma do Tio Sam for um problema (nem vou comentar a sugestão do Alex, que quis jogar a bomba na minha mão - risos), pode-se obter um resultado semelhante na Ajuda do Windows: é só clicar em Iniciar > Ajuda e Suporte, escolher o tópico "O que há de novo no Windows XP" e, na próxima tela, "Fazer o Tour do Windows XP". O resultado não é tão rebuscado, mas engloba basicamente as mesmas informações e, o que é melhor, na nossa língua pátria.
Outro visitante (Anônimo) pediu que eu falasse um pouco no Blu-Ray e no HD-DVD. Sem descer a detalhes, vale dizer que os discos Blu-Ray são lidos por um laser (azul) de espessura menor que a do utilizada para leitura de DVDs convencionais. Com isso, as informações podem ocupar menos espaço e ser gravadas numa mídia de espessura mais fina, com resolução de imagem e capacidade de armazenamento de dados bastante superior às dos DVDs (discos Blu-Ray de dupla camada podem gravar 50 GB). O Blu-Ray é uma novidade e nada garante (ainda) que venha se tornar padrão de mercado, até porque o HD-DVD está no páreo (esse tipo de mídia tem espessura idêntica à do DVD convencional, o que barateia sua produção, mas suporta "apenas" 30 GB de dados).
Abraços a todos e um bom final de semana.