sexta-feira, 4 de maio de 2007

Edição do Blog

O Leonardo pediu que eu falasse um pouco sobre como edito o Blog, de modo que resolvi aproveitar o post de hoje para satisfazer sua curiosidade - não sei até que ponto isso interessa aos demais visitantes (a não ser aqueles que mantêm seus próprios Blogs, e olhe lá), mas enfim...

Quando criei o site (em Setembro/06), pretendia apenas obter elementos para elaborar o volume 12 da Coleção Guia Fácil Informática (Blogs e Websites), mas acabei gostando da brincadeira e fiquei com dó de tirar o bichinho do ar.
No início, não havia como avaliar a "audiência": embora eu pudesse instituir um livro de presença ou um contador de visitas, preferi esperar pelo feedback dos leitores e fui atirando a esmo.
Comecei postando excertos de matérias que havia publicado na mídia impressa, dicas pinçadas dos livrinhos das nossas coleções e resumos sobre assuntos de interesse geral (dicas práticas, ao que tudo indica, agradam mais que textos "conceituais", mas, como uma coisa complementa a outra, sempre tento contrabalançar adequadamente esses "ingredientes").
Vale mencionar que muitos dos temas abordados no Blog são oriundos de sugestões dos próprios leitores (alguns visitantes até mandam e-mails com artigos, newsletters, links, imagens e dicas que eu analiso e aproveito sempre que possível).
Para a edição do Blog, resolvi adotar a periodicidade diária, mas há coisa de um mês - pouco mais ou menos - deixei de inserir novas postagens nos feriados e finais de semana (essa mudança é transitória, mas ainda não tenho uma data para retorno ao status quo ante).
No que diz respeito à elaboração dos posts, eu costumo compor meus textos dentro do próprio site (na tela "Nova Postagem"), ainda que a ausência de um corretor ortográfico implique em errinhos de digitação - que alguns leitores mais interessados e solícitos se apressam em me fazer corrigir.
Durante algum tempo, usei e abusei do recurso do Blogger que permite inserir novas postagens via e-mail (e contar com a ajuda do corretor do OE), mas isso deixou de ser uma solução prática quando passei a ilustrar as matérias, porque aí era preciso fazer o upload das imagens separadamente.
Quando um conteúdo é muito extenso, eu o divido em "capítulos" que publico em duas ou mais postagens; nesses casos, o MS Word ajuda a previnir errinhos de digitação, mas devido a problemas de formatação e acentuação gráfica que ocorriam na versão beta do Blogger, eu me acostumei a compor os textos no Bloco de Notas do Windows.
Quanto às ilustrações, resolvi implementá-las por época das festas Natalinas e de final de ano, mas continuei inserindo imagens decorativas - ou mesmo figuras que remetam aos assuntos abordados - por sugestão dos próprios visitantes.
No que diz respeito aos cometários, considero esse recurso um importante canal de comunicação bidirecional entre o blogueiro e seu público-alvo, razão pela qual não exerço qualquer moderação e nem dificulto sua postagem.
Embora o número de comentários - ou de visualizações do meu perfil completo - não sirva de parâmetro para medir a "popularidade" do site, fico satisfeito quando os visitantes se manifestam, opinam, elogiam ou solicitam informações adicionais sobre as postagens (e até mesmo quando alguém deixa uma piadinha, um poema ou uma pergunta que não se relacione diretamente com o assunto em pauta). Embora eu tenha conhecimento de uma porção de visitantes assíduos que jamais deixaram um comentário sequer, postagens "zeradas" me passam a desconfortável impressão de estar falando sozinho (risos).
Para finalizar, vale lembrar aos recém-chegados que é fácil interagir com o blogueiro: basta clicar no link para comentários (ao pé das postagens), logar-se (caso seja cadastrado no Blogger ou no Google) e deixar seu recado. Se você não preencher esses requisitos, pode escolher a opção "Outros" (caso deseje que seu nome apareça no comentário) ou "Anônimo". Se preferir, mande-me um e-mail: é só acessar meu perfil completo e clicar no link "e-mail" para que seu programa cliente de correio eletrônico abra automaticamente uma tela de Nova Mensagem com meu enderço no GMail no campo do destinatário.
Ainda que alguma coisa possa passar batida, procuro sempre me manifestar em relação a todos os e-mails e comentários, bem como responder às perguntas dos visitantes, seja mediante a inserção de um comentário próprio, seja criando uma nova postagem alusiva à questão apresentada, caso o assunto seja de interesse geral.

Espero ter conseguido satisfazer a curiosidade do Leo sem entediar os demais visitantes.
Abraços a todos, bom final de semana e até segunda, se Deus quiser.