sexta-feira, 11 de maio de 2007

Gadgets

Atendendo ao pedido do Leonardo (vide comentário na postagem do último dia 8), veremos a seguir algumas sugestões de Gadgats - também conhecidos como Widgets ou Deskgets.
Para quem ainda não sabe, vale dizer que os "Gadgats" são programinhas que incrementam as funções do PC e facilitam o acesso a e-mail, notícias, calendário, previsão do tempo etc. Esses miniaplicativos rodam na Área de Trabalho do Windows ou em páginas personalizadas da Web (via browser), sendo que o Vista já dispõe de um mecanismo nativo para executá-los (Sidebar). Mas quem ainda usa o "velho" (e confiável) XP também pode se valer de algumas opções gratuitas para fazer modificações no visual do sistema, transformar o PC numa central de multimída ou melhorar seus recursos de busca, por exemplo.
Anote aí:

Vista Transformation Pack (disponível em http://superdownloads.uol.com.br/download/148/vista-transformation-pack/) - pacote completo para tornar o XP visualmente parecido com seu irmão mais novo.
Vista Start Menu (http://www.ordinarysoft.com/index.html) - promete deixar o Menu Iniciar do seu XP com a "cara" do novo Windows.
Desktop Sidebar (http://www.desktopsidebar.com/) - cria uma barra lateral na Área de Trabalho que facilita o acesso a diversas funções (RSS, calendário, previsão do tempo etc.).
Yahoo Widget Engine 4 (http://widgets.yahoo.com/win/) - disponibiliza mais de 3.000 módulos para execução de miniaplicativos na sua área de trabalho (a instalação padrão já deixa 6 deles rodando e mais 14 prontos para ser ativados).
KlipFolio 3.1 (http://ziggi.com.br/downloads/6118.asp) - adequado especialmente para quem tem um PC mais antigo, com configuração de hardware menos robusta.
Se você tiver o hardware adequado, visite www.sesamtv.com/index_en.htm e veja como transformar seu PC numa central de entretenimento doméstico.
Google (http://www.google.com.br/) - oferece cerca de 800 módulos (com destaque para serviços de meteorologia, noticiários, avisos de aniversários do Orkut, calculadora, dicionário e conversores de moedas). Mais de 20 serviços rodam no ambiente de execução do Google Desktop, e podem ser adicionados à sua Área de Trabalho ou numa barra lateral.
NetVibes (http://www.netvibes.com/) - com RSS, Meteorologia, GMail e mais uma coleção de 500 widgets disponíveis para download, o serviço é amigável e elegante, além de contar com uma coluna com itens recomendádos para acréscimo à homepage.
Windows Live (http://www.live.com/) - oferece 5 aplicativos da Microsoft (dentre os quais o verificador de segurança OneCare, relógio, favoritos e Hotmail) e mais uns 500 de terceiros.

Atenção: é muito importante conferir as exigências e compatibilidades dos programas, bem como procurar conhecer a opinião de usuários que já os utilizaram e criar um ponto de restauração do sistema antes da instalação, porque as alterações implementadas são bastante complexas. Se o resultado não sair conforme o previsto, não diga que eu não avisei.
Boa sorte a todos, e um bom final de semana.