quarta-feira, 2 de maio de 2007

SPAM - Terceira parte

Quando o assunto é spam, nem sempre é fácil prevenir; às vezes, o jeito é remediar. Mas já é possível encontrar ferramentas anti-spam na maioria dos serviços de webmails (inclusive nos gratuitos) e filtros que podem ser habilitados programas clientes de correio eletrônico, sem falar dos muitos aplicativos dedicados a essa finalidade, que podem ser baixados e instalados no seu PC (confira algumas sugestões no final desta postagem).
A maioria dessas ferramentas funciona a partir de listas “brancas” e “negras” - que barram ou autorizam determinados endereços, domínios ou IPs -, classificam as mensagens que consideram suspeitas por conta própria e as enviam para uma pasta (que você deve checar regularmente, para ver se nenhuma mensagem "legítima" foi parar lá por engano). Alguns anti-spam também "apredem" com o uso, passando a permitir ou bloquear determinadas mensagens à medida que o usuário lhe dá as coordenadas.
Convém ter em mente que o anti-spam é um recurso complementar, ou seja, que não substitui e nem dispensa o usuário de manter seus programas antivírus, anti-spyware e firewall (que devem estar atualizados e adequadamente configurados, conforme já dissemos em outras oportunidades).
A título de sugestão, veja dois programinhas freeware que podem ajudá-lo a controlar melhor o que entra na sua caixa postal:

SafestMail - Anti-spam baseado no gerenciamento de permissões de acesso. As mensagens de remetentes desconhecidos são mantidas em quarentena no provedor, até que o usuário determine outra providência. O programa também é capaz de remover e-mails duplicados e endereços falsos. Download em http://superdownloads.uol.com.br/download/147/safestmail/

Spamihilator - O programa possui um filtro que "aprende" quais e-mails devem ser autorizados e quais devem ser considerados spam. Você pode "treiná-lo" para fazer o trabalho de forma mais eficiente (diminuindo a incidência de falsos positivos). Compatível com a maioria dos programas clientes (Outlook, Outlook Express, Eudora, Mozilla, Netscape, IncrediMail, Pegasus Mail, Phoenix Mail e Opera), o software pode ser baixado em http://superdownloads.uol.com.br/download/86/spamihilator/.

Boa sorte e até amanhã.