segunda-feira, 28 de julho de 2008

Vírus no Messenger

Atire o primeiro mouse quem nunca recebeu um e-mail alertando para não incluir determinado contato em sua lista do Messenger, visto tratar-se de um vírus capaz de apagar seus arquivos e fazer outras estripulias virtuais.
Essas mensagens geralmente não passam de "hoaxes" (boatos), especialmente quando o destinatário é concitado a repassá-las ao maior número possível de pessoas, e coisa e tal. Todavia, isso não significa que sites de relacionamento (como o Orkut) e programas mensageiros (como o Messenger) não sejam utilizados na disseminação de pragas virtuais.
Assim, caso seu Messenger comece a enviar mensagens automáticas para seus contatos (geralmente textos com links para disseminar vírus), remova-o do computador e baixe o VHCleaner, disponível em http://cleaner.virushelp.org/index.php?op=download&lang=PT (ao final da instalação, um manual irá orientá-lo sobre como utilizar o programa).
Outra alternativa interessante - especialmente porque dispensa a remoção e reinstalação do Messenger - é instalar o Bankerfix, que você pode baixar de http://superdownloads.uol.com.br/download/143/bankerfix/). Concluído o download, dê duplo-clique no executável bankerfix.exe (talvez seu antivírus exiba uma mensagem perguntando se você quer executar o script ou não; certifique-se de permitir sua execução, ou a ferramenta não irá funcionar).
Quando a ferramenta estiver instalada, clique em OK para executá-la, feche todos os demais programas e siga as instruções nas telas. Ao final, você receberá uma mensagem informando se quaisquer problemas foram encontrados e solucionados, ou se alguns arquivos infectados não puderam ser removidos (nesse caso, torne a rodar a ferramenta no Modo de Segurança).
Observação: se o Bankerfix identificar quaisquer problemas em seu PC, troque suas senhas (bancárias, do MSN e/ou do Orkut, conforme o caso).

Não custa lembrar que é perfeitamente possível trocar mensagens instantâneas com seus contatos do Messenger, do ICQ e de outros mensageiros sem ter os programas instalados em seu computador. Para tanto, basta usar o Meebo (veja mais detalhes no post do dia 07/12/2006).
Boa sorte.