quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cadê minha LIXEIRA?

Um amigo meu perdeu a Lixeira - aliás, a Lixeira é o único que figura no Desktop após a intalação do XP em sua configuração padrão, e embora haja diversas maneiras de sumir com ele - via manipulação de arquivos ocultos, edição do Registro ou utilização de programinhas como o Tweak-UI, por exemplo - isso transcende a esfera de conhecimentos desse meu amigo, que usa o computador apenas para ler e-mails, jogar paciência e baixar toneladas de músicas. Claro que não se deve descartar a possibilidade desse sumiço ser fruto dos "préstimos" de outros usuários - o casal de filhos e as duas netinhas desse meu amigo - ou mesmo da ação de algum malware, até porque o ícone foi resgatado mediante a restauração do sistema e tornou a sumir logo na reinicialização seguinte, o que me parece bastante suspeito. Então, a quem interessar possa, vale dizer que há diversas maneiras de se tentar recuperar o ícone da Lixeira, mas antes de qualquer outra providência convém atualizar seu antivírus e antispyware e fazer uma varredura completa no sistema.
Depois disso:

1 - Abra o Editor do Registro - clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e clique em OK). Localize e dê um clique direito sobre a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Desktop\NameSpace, aponte para Novo, clique em Chave, digite {645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E} e pressione . Selecione então a nova chave e, no painel à direita, dê duplo clique sobre a entrada Padrão. Finalmente, na caixa de diálogo Editar cadeia de caracteres, digite Lixeira na caixa Dados do valor, clique em OK , feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

2 - Alternativamente, clique em Iniciar > Executar, digite "gpedit.msc" (sem as aspas) na caixa Abrir e clique em OK. Em Configuração do usuário, clique em Modelos administrativos e dê duplo clique em Área de trabalho. Clique duas vezes em Remover o ícone Lixeira da área de trabalho ,clique na guia Configuração, em Não configurado, confirme em OK e reinicie o computador (note que este roteiro não funciona no XP Home).

3 - Vale ainda abrir o Editor do Registro, localizar e selecionar a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\NonEnum e, no painel à direita, clicar no valor Dword {645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}. No menu Editar, clique em Excluir, confirme em Sim, feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

4 - Caso não seja possível resolver o problema com nenhum dos métodos descritos acima, você pode tentar criar um atalho para a Lixeira. Para isso, clique em Iniciar > Meu computador e, no menu Ferramentas, clique em Opções de pasta. Na guia Modo de exibição, desmarque a caixa de seleção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional e clique clique em Sim quando a mensagem de aviso aparecer, e em OK para fechar a caixa de diálogo Opções da pasta. Em seguida, na Barra de Ferramentas, clique em Pastas (caso Pastas não esteja visível, aponte para Barra de ferramentas > menu Modo de exibição e clique em Botões padrão) e no painel à esquerda, sob Pastas, localize a Lixeira e arraste-a para a área de trabalho. Feito isso, volte ao menu Ferramentas, clique em Opções de pasta e, na guia Modo de exibição, marque novamente a caixa de seleção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional e clique em OK.

Observação: O procedimento acima não recria o ícone original, mas restaura a maioria dos recursos da Lixeira, tais como excluir um arquivo ao arrastá-lo para a Lixeira; recuperar um arquivo excluído ao clicar duas vezes no ícone da Lixeira, clicar com o botão direito no arquivo que você deseja recuperar e, em seguida, clicar em Restaurar; esvaziar a Lixeira ao clicar com o botão direito no ícone da Lixeira e selecionar Esvaziar Lixeira. Para definir propriedades para a Lixeira, dê duplo clique sobre atalho da Lixeira; no canto superior esquerdo da pasta, clique com o botão direito no ícone da Lixeira e clique em Propriedades. Dê um clique direito num ponto vazio do Desktop, escolha Proprieades e, quando a janela se abrir, clique em Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho e arraste o ícone da lixeira para o Desktop.

Boa sorte.