quinta-feira, 9 de abril de 2009

Navegação sem rastros

Por questões de segurança, é sempre bom apagar os rastros da navegação. Para tanto, se você é usuário do Internet Explorer, clique em Ferramentas > Opções da Internet > Geral e, no campo Histórico de Navegação, pressione o botão Excluir; caso seu browser seja o Firefox, tecle para abrir o painel do Histórico, selecione a página a ser deletada, dê um clique direito sobre ele e acione a opção Excluir (para excluir uma entrada diretamente da listagem no menu drop-down, basta pousar o cursor sobre o endereço web e pressionar a tecla <Delete>).
Entretanto, quem dispõe das versões mais recentes desses navegadores já conta com o recurso da navegação privada, que permite surfar pela Web sem deixar rastros. No IE8, clique no botão Segurança (no canto superior direito) selecione Navegação InPrivate e navegue através da nova janela que se abrir, com o indicador "InPrivate" na Barra de endereços. Já se você usa o Firefox 3.1, clique em Tools > Private Browsing (o browser irá salvar e fechar suas abas atuais e abrir uma nova em branco).
Vale lembrar que o Chrome também oferece suporte à navegação privada (ou modo incóginito, como queiram); para ativá-lo, basta clicar em Ferramentas e selecionar Nova Janela Incógnita. Aliás, esse navegador oferece um vasto leque de atalhos de teclado bastante práticos, que você pode conhecer em http://www.google.com/support/chrome/bin/answer.py?answer=95743.
Bom fim de semana prolongado e uma Feliz Páscoa a todos!