segunda-feira, 4 de junho de 2018

AINDA SOBRE O UPDATE DE ABRIL DO WINDOWS 10 ― PARTE FINAL


POR QUE SERÁ QUE NÚMEROS ERRADOS NUNCA ESTÃO OCUPADOS?

Clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança e repare que a área Windows Defender foi rebatizada como Segurança do Windows, e agora oferece acesso rápido às configurações na Central de Segurança do Windows Defender

Na área Proteção contra vírus e ameaças da Central de Segurança do Windows Defender, o link Proteção contra ransomware leva ao Acesso a pastas controladas, introduzido originalmente no Windows 10 Fall Creators Update. Com ele, é possível proteger arquivos e pastas contra acesso não autorizado. 

Em Proteção de Contas, você visualiza informações sobre a sua conta e configura o Windows Hello e o Bloqueio dinâmico, e em Segurança do dispositivo, tem acesso a alguns ajustes interessantes ― que eu não vou detalhar porque eles requerem suporte a virtualização do hardware e que o PC conte com um chip TPM (Trusted Plataform Module).

Em Configurações, sob a categoria Privacidade, habilite o Visualizador de Dados de Diagnóstico e clique no botão Visualizador de Dados de Diagnóstico para ser redirecionado ao Microsoft Store, onde você poderá baixar o aplicativo de mesmo nome, que permite visualizar os dados coletados pela telemetria do Windows (também é possível clicar no botão Excluir para apagar todos os dados de diagnóstico coletados no PC).

Também a partir da tela das Configurações, você pode ativar e desativar programas que pegam carona na inicialização do Windows, bastando clicar em Aplicativos > Inicialização para fazer os ajustes desejados. Clicando em Sistema e selecionando a opção Armazenamento, você libera facilmente espaço em disco ou configura a liberação automática. Clicando em Personalização > Fontes, é possível visualizar as fontes instaladas no computador e baixar mais opções da Microsoft Store (note que nem todas são gratuitas).

As configurações de som permitem manipular a entrada e saída de áudio do sistema. Na opção “Volume do app” dos ajustes de áudio, é possível definir que uma caixa de som conectada via Bluetooth toque apenas o streaming do Spotify, por exemplo ― desse modo, você mantem os sons do sistema no próprio PC enquanto ouve música sem interrupções.

O update de abril tornou possível ajustar configurações gráficas individualmente por app ou jogo. Clique em Configurações de elementos gráficos, em Configurações de vídeo do sistema, e veja que você pode configurar um game para usar toda a capacidade do hardware enquanto outros programas priorizam a economia de bateria ― feito esse ajuste, o sistema memoriza suas preferências e as implementa quando você tornar a executar esses aplicativos.

Por último, mas não menos importante, a atualização oferece uma alternativa ao célebre "Ctrl+Alt+Del" para abrir a lista de tarefas e finalizar um programa travado, e caso o problema surja em um software baixado da loja, você pode abrir a lista de aplicativos instalados e acessar “Opções avançadas”, onde o botão “Terminar” autoriza o fechamento forçado do app rebelde.

Era isso, pessoal. Claro que as novidades não param por aí, mas eu, sim, pois acredito ter mencionado as que mais interessam aos usuários “comuns”. Espero que tenham gostado da matéria.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: