domingo, 9 de novembro de 2025

BREAKFAST COMO MANDA O FIGURINO

DEVER É O QUE A GENTE ESPERA DOS OUTROS. 

No café da manhã — ou pequeno almoço, como se diz além-mar — pão quentinho não pode faltar, mas nem sempre temos tempo de ir à padaria ou de preparar pães de queijo caseiros. Nessas horas, uma alternativa prática e rápida é o pão de micro-ondas, que fica fofinho e pronto em cerca de três minutos.

O segredo dessa receita que dispensa farinha de trigo é a aveia — que dá textura e sabor — e o iogurte desnatado — que deixa o pão úmido e macio, pronto para a gente passar manteiga ou requeijão e rechear com presunto, queijo derretido, enfim...

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Desde que iniciou a excursão que o conduz à cadeia, sempre que a corda lhe roçava o pescoço, Bolsonaro manipulou a sua multidão de devotos com ares de Nero, colocando gente na Paulista ou na orla de Copacabana e fazendo ou terceirizando insinuações de que sem anistia haveria ebulição social.

Nesta sexta-feira, formou-se em poucas horas a unanimidade na Primeira Turma do STF para manter as condenações do ex-presidente e seus aliados. Discute-se agoras nos bastidores do Supremo o local do cumprimento das penas. Até os aliados avaliam que Bolsonaro amargará um período na Papuda antes que um pedido de prisão domiciliar humanitária seja analisado por Alexandre de Moraes.

Quem acreditou na fábula da reação incendiária decepcionou-se. A única coisa que queimou foi o filme do coitadinho, inocente e perseguido. Faltou plateia para a combustão social. A trilha sonora do crepúsculo de Bolsonaro é o silêncio das ruas. O asfalto só deve ferver no Carnaval, uma época em que Nero é coisa de baile à fantasia.


Você vai precisar de:

— 1 ovo;

— 2 colheres (sopa) de farelo de aveia;

— 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado;

— 1 colher (chá) de fermento.

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, leve ao micro-ondas por 2 minutos e 20 segundos, espere amornar, desenforme, corte ao meio e recheie como preferir.

Se dispuser de mais tempo (nas manhãs de sábado ou domingo, por exemplo), que tal degustar pãezinhos de queijo quentinhos no café? A receita tradicional leva ovos, polvilho, óleo e queijo parmesão ralado, mas esta versão mais prática, feita com tapioca e queijo mussarela, resulta numa massa fácil de modelar e perfeita para assar. 

Você vai precisar de:

— 1 xícara (chá) de tapioca;

— 2 fatias de queijo mussarela.

Pique o queijo em pedacinhos e misture com a tapioca até obter uma massa homogênea. Modele os pães, pincele com manteiga, coloque na airfryer pré-aquecida a 180°C e asse por 8 minutos (ou até dourar).

Se preferir um pão de queijo de caneca, esta receita fica pronta em apenas cinco minutos — e nem é preciso ligar o forno. Os ingredientes são os seguintes:

— 1 ovo;

— 4 colheres (sopa) de leite;

— 2 colheres (sopa) de óleo;

— 4 colheres (sopa) de polvilho azedo;

— 2 colheres (sopa) de mussarela picada;

— 2 colheres (sopa) de parmesão ralado;

— 1 colher (chá) de fermento químico em pó;

— 1 colher (sopa) de requeijão cremoso;

— 1 pitada de sal;

— Parmesão ralado para finalizar.

Em uma caneca grande, misture o ovo, o leite e o óleo, bata com um garfo até obter um líquido homogêneo. Adicione então o polvilho, o sal, a mussarela picada e o parmesão ralado, mexa até formar uma massa uniforme. Junte o fermento químico, misture delicadamente, leve ao micro-ondas em potência alta, asse por 2 ou 3 minutos. Retire, cubra com uma colherada de requeijão cremoso, polvilhe parmesão a gosto e sirva com café, chá ou seu suco de frutas preferido.

Dica: Se quiser um toque mais mineiro, substitua a muçarela por queijo meia cura e o óleo por azeite de oliva.

Bom apetite.