Enviar mensagens múltiplas, organizá-las por categorias, criar assinaturas personalizadas ou papéis de carta são algumas das (muitas) funções do Outlook Express - programa cliente de e-mails padrão do MS Internet Explorer, que também “pega carona” na popularidade do sistema operacional da Microsoft . Você não está obrigado a utilizá-lo, evidentemente – aliás, como já dissemos, é perfeitamente possível dispensar o uso de softwares clientes de e-mail e administrar a correspondência via webmail, no site do provedor. Entretanto, o OE (ou outro programa similar) oferece maior comodidade – e economia, especialmente para o pessoal da conexão discada – porque assim que as mensagens são descarregadas e armazenadas no HD do seu computador, você pode gerenciá-las (ler, apagar, responder, reencaminhar) a qualquer momento, mesmo quando estiver off-line.
O Outlook Express é um programa multiusuário, ou seja, que pode ser compartilhado por duas ou mais pessoas, no mesmo computador, sem que cada uma delas tenha acesso às mensagens e contatos das outras. Para configurá-lo dessa maneira, vá ao menu Arquivo e clique em Identidades > Adicionar nova identidade. Crie o novo usuário e uma senha de acesso (marque a opção exigir senha). Clique em Gerenciar Identidades para determinar com qual identidade o programa deverá ser aberto na inicialização. Para alternar entre as identidades cadastradas, clique no menu Arquivo, escolha Alternar Identidades, selecione seu nome de usuário e digite sua senha, se for o caso.
Amanhã tem mais. Até lá.