quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Outlook Express - Segunda parte

Depois de configurar Outlook Express para si mesmo e para os demais usuários do seu PC (ou criar Identidades - assunto da postagem anterior), o próximo passo será a configuração das contas de e-mail que o programa deve administrar. Note que a criação de identidades além da principal só fará sentido, obviamente, se e quando o computador for usado por mais de uma pessoa, e que esse processo de configuração de contas de e-mail (uma ou mais contas por usuário) deve ser repetido para cada identidade criada.
Vale frisar (ou repetir, porque isso já foi dito em outra oportunidade) que seu provedor - ou provedores, no caso de múltiplas contas de domínios diferentes - deve suportar o POP3 (confirme isso nos tópicos da ajuda do(s) seu(s) serviço(s) de webmail ou entre em contato com suporte técnico).
Para a configuração dos e-mails, abra a janela do OE, escolha o menu Ferramentas e clique em Contas. Clique em Adicionar e, em seguida, em Correio (ou E-mail).
Crie um nome para a conta, entre com seu e-mail e assegure-se de que a caixa de verificação "Incluir esta conta ao receber ou sincronizar e-mails" esteja assinada.
Na tela seguinte, insira os dados fornecidos pelo seu provedor (servidores POP3 e SMTP para mensagens recebidas e enviadas, respectivamente, que consistem geralmente em algo como "pop.nomedoservidor.com.br" e "smtp.nomedoservidor.com.br"). Feito isso, insira seu nome de usuário e senha, marque a caixa "Lembrar senha" e clique em Concluir.
Observação: Em "Servidor de saída", só marque a caixa "Meu servidor requer autenticação" e modifique as configurações avançadas (botão "Configurações...") se o seu serviço de e-mail assim o exigir (essas informações também devem ser obtidas junto ao serviço de ajuda ao usuário do seu provedor). No mais, o processo é intuitivo - basta acompanhar as instruções nas telas.
Concluídas as configurações, faça um teste enviando uma mensagem para si mesmo e clique em seguida no botão "Enviar/rec...". Se o e-mail aparecer na sua caixa de entrada, a configuração foi feita corretamente e o programa está funcionando.
Abraços e até amanhã.