quinta-feira, 5 de outubro de 2006

(Mais um) Aviso aos Navegantes...

Gente, a despeito do que possa parecer aos menos avisados, este diário não tem como objetivo precípuo a promoção dos livros que eu escrevo - em conjunto com meu amigo e parceiro Robério - e publico pela Editora Online.
Quanto aos temas destas postagens, é bem verdade que alguns deles foram tratados de forma completa nos trabalhos publicados, ao passo que outros poderão fazer parte de edições futuras, mas convém ter em mente que este bate-papo on line não se compara, do ponto de vista da qualidade de informação, às matérias conceituais e tutoriais passo a passo fartamente ilustrados que a gente disponibiliza nos nossos livrinhos.

Ainda assim, eu procuro apresentar as informações da maneira mais clara possível, ao invés de apenas remeter o interessado à leitura dos textos publicados na mídia impressa. Essa postura - que adoto também em relação aos e-mails que recebo dos leitores - me parece justa e adequada: afinal, ninguém que expõe uma dúvida a um articulista, seja de que título for, sente-se particularmente satisfeito ao receber como resposta apenas um "veja matéria tal na edição X" (isso se receber uma resposta, porque alguns... bem, cada um tece como lhe apetece).
Como já disse a vocês, eu criei este blog visando obter elementos para a elaboração do livro sobre Blogs e Websites (que deve chegar às bancas ainda este mês), e apenas porque gostei do resultado e porque ele abre um canal de comunicação alternativo com meu público alvo - que até então somente podia entrar em contato via e-mail ou pelo Messenger - quando conseguia me encontrar por lá - é que resolvi mantê-lo no ar.
Notem os leitores (ou visitantes, no caso) que não existe aqui qualquer patrocínio, links remunerados nem nada parecido. Quem usar os serviços da porção direita da janela poderá fazer pesquisas via Google, conhecer melhor meu trabalho (e até adquirir os livrinhos pelo site da Editora Online), medir a velocidade da conexão com a internet e ganhar um check-up gratuito (mas muito eficiente) da saúde do PC através do LIve OneCare - uma ferramenta criada pela Microsoft e aberta a qualquer um que saiba como encontrá-la na Web; eu apenas facilitei o acesso a ela.
O que eu ganho com isso em termos pecuniários? Nada. Entretanto, a satisfação de prestar um serviço útil aos meus leitores habituais (muitos dos quais só irão tomar conhecimento da existência do blog quando comprarem livro retrocitado) ou a qualquer "pára-quedista" que aterrisse por acaso nesta página Web, bem como a possibilidade de fazer novos contatos e trocar idéias com outras pessoas sobre assuntos de interesse comum, já são, para mim, compensações mais que suficientes.

Um abraço a todos. Amanhã (ou hoje ainda, só que mais tarde), a gente continua nosso estudo do Outlook Express.