segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Barra de Tarefas - Área de Notificação

A Área de Notificação do Windows era chamada de Systray, ou bandeja do sistema, nas versões anteriores ao XP, e corresponde àquela porção da Barra de Tarefas que fica na extremidade direita, junto ao relógio, onde se alojam ícones de diversos programas, muitos deles perfeitamente dispensáveis.
Essa área foi criada para manter ícones de aplicativos de segurança, de manutenção e de configuração avançada de alguns periféricos, mas logo passou a ser poluída por uma porção de programas que nem de longe se enquadram numa dessas categorias. Para minimizar um possível desconforto visual, o XP oculta automaticamente os ícones dos programas "inativos". Nesse caso, uma pequena seta aparece no canto esquerdo da Área de Notificação; basta você clicar nela para visualizar todos os itens, e não apenas os ativos.
Mas essa configuração não agrada a todos, e talvez você queira desabilitar o recurso em questão. Para isso:
1- Dê um clique direito em qualquer ponto vazio da Barra de Tarefas e escolha Propriedades.
2- Na tela que irá se abrir, clique na aba Barra de Tarefas e repare que, na porção inferior da janela, existe um quadro chamado Área de Notificação.
3- Para desabilitar o recurso Ocultar ícones inativos, basta desmarcar a caixa de verificação correspondente.
Você pode também personalizar o comportamento dos ícones que figuram na sua Área de Notificação. Para tanto, refaça os passos anteriores e clique no botão Personalizar, de modo a acessar a tela Personalizar Notificações, que exibe os itens atuais e anteriores.

Para alterar um deles, clique sobre o item em questão com o botão direito e escolha uma das opções disponibilizadas, a saber: Ocultar quando inativo; Sempre ocultar, e Sempre mostrar.
Proceda da mesma maneira em relação aos demais e, feita a reconfiguração, dê OK e feche as telas. Se você não ficar satisfeito com o resultado, é só voltar até a janela Personalizar Notificações e clicar no botão Restaurar Padrões.
Vale lembrar que esconder pura e simplesmente os ícones da Área de Notificação não influencia o desempenho do computador, ou seja, o efeito é puramente visual. Programas que pegam carona na inicialização do Windows, mas que você raramente utiliza, devem ser reconfigurados de uma outra maneira (que abordaremos numa outra postagem).

Bom dia a todos.