domingo, 26 de novembro de 2006

Abrindo um parêntese...

... para atender à solicitação do José C. M. Garcês, que dias atrás pediu-me demonstrar como configurar o relógio do Windows para exibir o nome do usuário do computador, resolvi aproveitar este domingo para fazer uma pausa na seqüência de postagens e introduzir a dica solicitada.
É bem verdade que configurações puramente cosméticas não têm grande utilidade prática, mas, curiosamente, vão ao encontro dos desejos de muitos usuários...

Antes de apresentar o tutorial propriamente dito, vale lembrar que o relógio do sistema é exibido no canto direito da Barra de Tarefas, e que você pode acertá-lo facilmente, bastando clicar duas vezes sobre ele e, na tela seguinte, fazer os ajustes necessários (inclusive quanto ao horário de verão, embora as datas de início e término costumem variar, aqui no Brasil).
Vale lembrar também que o XP incorporou um recurso interessante: quem não abre mão da pontualidade deve clicar na aba Horário na Internet e no botão Acertar agora. Se quiser, você pode ainda marcar a caixa de verificação Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na internet, dar OK e fechar a janelinha - a partir daí, o sistema se encarregará de acertar a hora semanalmente.
Enfim, vejamos como "enfeitar" o relógio com seu nome ou outro epíteto a seu gosto:


1- Clique em Iniciar e em Painel de controle.
2- Localize o ícone Opções regionais e de idioma e dê duplo clique para abri-lo.
3- Clique no botão Personalizar e na aba Hora.
4- Mude o formato HH:mm:ss para HH:mm tt (dê um espaço entre mm e tt).
5- Em Símbolo AM: coloque o seu nome ou a inscrição desejada, e repita essa configuração em Símbolo PM.
6- Clique em Aplicar, dê OK, aguarde que ampulheta desapareça e confira o resultado.


Observação: Essa dica foi enviada pela Larissa, que atendeu gentil e prontamente minha solicitação e enviou uma porção de dicas interessantes. A ela, meus agradecimentos e um beijo carinhoso. Amanhã voltamos à Barra de Tarefas e focaremos a Área de Notificação do Windows.
Bom domingo a todos.