quarta-feira, 18 de julho de 2007

Arquivo de Paginação

ARQUIVO DE PAGINAÇÃO é o nome usado por alguns autores para designar a "memória virtual". Vale lembrar que tanto o sistema operacional quanto os programas executados e os arquivos acessados e manipulados são carregados na RAM, e que, quando a RAM é insuficiente, o Windows passa a usar uma porção pré-definida do disco rígido - conhecida como "swap file" ou "arquivo de troca" - para simular memória adicional, evitando que o usuário receba mensagens de "memória insuficiente" e seja obrigado a encerrar alguns aplicativos para poder abrir novos programas.
O uso da memória virtual reduz drasticamente a performance global do PC, mas existem alguns truques que servem como paliativo (mas o melhor mesmo é adicionar mais memória física ao seu sistema). Confira:

1 - Mantenha o arquivo de paginação em outro HD que não a sua unidade de sistema, mas deixe uma parte dele no C: - com tamanho mínimo de 2MB e máximo de 50MB, por exemplo -, para que esse espaço seja usado em caso de emergência (sem isso, o sistema pode ignorar as configurações e não criar o swap file - ou criar um arquivo de troca muito grande na unidade C:);
2 - Formate em NTFS a partição que irá conter seu swap file;
3 - Defina para o arquivo de troca um tamanho correspondente a 1,5 x a quantidade de RAM disponível.

Convém insirir valores idênticos nos campos "tamanho inicial" e "tamanho máximo" (para minimizar a fragmentação dos dados), bem como evitar escolher um tamanho inicial menor que o mínimo recomendado em "tamanho total do arquivo de paginação". Se puder, "distribuia" o swap file por vários discos rígidos (mas não confunda disco rígido com partição: criar arquivos de paginação em múltiplas partições do mesmo HD pode degradar significativamente a performance do sistema).
Para reconfigurar a memória virtual no Windows XP:

1 - Dê um clique direito em Meu Computador, escolha Propriedades e Avançado.
2 - No campo Desempenho, clique em Configurações, torne a clicar na aba Avançado e, em Memória Virtual, escolha a opção Alterar. Em Unidade [rótulo do volume], clique na unidade que contém o arquivo de paginação que você deseja alterar.
3 - Em Tamanho do arquivo de paginação para a unidade selecionada, clique em Tamanho personalizado, digite um novo tamanho para o arquivo de paginação em megabytes (MB) nas caixas Tamanho inicial e Tamanho máximo, clique em Alterar e reinicie o computador para validar as mudanças.

Para deixar o Windows gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de troca (às vezes essa é a melhor solução), clique em Tamanho gerenciado pelo sistema. Caso queira deletá-lo (procedimento recomendável apenas para quem dispões de muita memória física, mas que a Microsoft condena enfaticamente), escolha o valor "0" (zero) para os tamanhos inicial e máximo, ou simplesmente marque a opção "Sem arquivo de paginação".
Bom dia a todos e até amanhã.