terça-feira, 28 de outubro de 2008

Scarewares

A criatividade dos "piratas da rede" é de se tirar o chapéu: cientes de que os internautas vêm procurando reforçar seus arsenais de defesa por conta do ambiente hostil em que a Web se transformou - afinal, bastam poucos minutos de navegação para um computador desprotegido ser infectado por uma vasta gama de pragas virtuais -, eles aproveitam para aliciar suas vítimas através de Scarewares (ou Rogue Security Softwares, como também são chamados esses programinhas maliciosos travestidos de soluções de segurança).
Tome muito cuidado com e-mails e/ou janelinhas pop-up que ofereçam atualizações críticas para o Windows ou varreduras e remoções gratuitas de vírus e spywares, por exemplo. Fique atento também em relação a antivírus e antispywares freeware de fabricantes desconhecidos que apareçam nos resultados de pesquisas. Instale o McAfee Site Advisor (download em http://www.siteadvisor.com/) ou o TrendProtect (www.trendsecure.com/portal/en-US/free_security_tools/trendprotect.php) e fuja das webpages perigosas. Caso se interesse por algum programa oferecido na Web, procure obter mais informações sobre ele no site do fabricante.
Vale lembrar que nosso Blog oferece diversas sugestões de antivírus, anti-spyware e aplicativos de firewall (pagos e gratuitos), bem como de suítes completas de segurança - mais práticas e funcionais do que conjuntos de softwares de fabricantes diferentes.
Bom dia a todos e até mais ler.