sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Desempenho e Manutenção - Depois da faxina...

Concluída a remoção dos arquivos inúteis e/ou desnecessários (objeto do post anterior sobre esse tema), o próximo passo consiste em varrer o disco (visando localizar e corrigir possíveis erros) e desfragmentar os arquivos.
Usuários das versões ME e anteriores do Windows conhecem de longa data o Scandisk (até porque essa ferramenta entra automaticamente em ação sempre que o sistema trava ou é encerrado incorretamente). Já o XP, ao invés desse recurso, oferece o chkdsk (como o velho DOS, para quem ainda se lembra), que pode ser convocado pelo prompt de comando ou via Iniciar, Executar (digite "chkdsk /f", sem as aspas - o " /f" comanda a correção dos erros; sem esse parâmetro, a ferramenta irá analisar a unidade lógica, mas não irá fazer quaisquer correções). Entretanto, o resultado será o mesmo se você clicar com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco desejada, escolher Propriedades, aba Ferramentas, Verificação de Erros, Verificar agora...
Observação: Recomendamos marcar as duas opções (Corrigir erros... / Procurar setores...) e, depois, clicar em "Sim" na caixa de diálogo que pergunta se você deseja agendar uma verificação para o próximo boot (será preciso reiniciar o computador porque o chkdsk requer acesso exclusivo à unidade de sistema, e deve ser executado antes que o Windows seja carregado). Feito isso, vá tomar um café, comer um sanduíche, dar banho no cachorro, telefonar para a namorada, enfim... O troço pode demorar de muitos minutos a algumas horas, conforme os recursos da sua máquina e as condições da sua unidade de disco.
Se você realizar essas tarefas regularmente (uma ou duas vezes por mês, de acordo com o uso do computador), as próximas verificações serão bem mais rápidas.
Importante: Serviços de manutenção deverão ser realizados preferencialmente quando você dispuser de tempo (e paciência), já que não é aconselhável interromper esses processos. Às vezes você pode até pensar que o computador parou de responder; mas observe a luzinha do HD: se ela estiver piscando, deixe o barco correr.
Na próxima etapa a gente volta com a desfragmentação dos dados. Até lá.