terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Bloqueando a Barra de Tarefas no ME

Esta postagem vai para os usuários do Windows Millennium, em especial para o Percival (até porque foi ele quem me pediu a dica).
A opção de bloquear a Barra de Tarefas surgiu com a versão XP do Windows, razão pela qual o leitor não obteve sucesso ao seguir os passos sugeridos na postagem sobre personalização do Desktop.
Por conta disso - e considerando a possibilidade de haver outros frequentadores aqui do Blog que ainda utilizam o Windows Millennium - vou explicar como acrescentar essa capacidade também ao "Patinho Feio" da família Windows.
Vale lembrar que, no XP, o bloqueio da Barra de Tarefas requer apenas um clique direito num ponto vazio da barra e a escolha da opção Bloquear a barra de tarefas, no menu suspenso. Já no ME, essa opção não existe, de modo que é preciso inicialmente dimensionar a barra em questão e, em seguida, fazer uma breve incursão pelo Registro do Windows (lembrando que edições manuais desse importante banco de dados podem trazer sérios problemas, se levadas a efeito de maneira incorreta, motivo pelo qual convém criar um ponto de restauração do sistema - possibilidade oferecida tanto pelo XP quanto pelo ME).

1. Clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e confirme em OK.
2. Aberto o Editor do Registro, navegue pelo painel esquerdo até HKEY_CURRENTE_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced e procure, agora na porção direita, um ícone chamado TaskbarSizeMove.
3. Dê duplo clique sobre ele e ajuste "Dados de Valor" para 0 (zero).
Observação: se esse ícone não existir, basta criá-lo clicando com o botão direito do mouse no painel direito, escolhendo Novo/Valor DWORD, digitando TaskbarSizeMove e dando <Enter>.

Da próxima vez que o sistema for inicializado, já não será possível mover ou redimensionar a Barra de tarefas, embora você possa acrescentar ou remover Barras de ferramentas clicando com o botão direito na Barra de Tarefas e escolhendo as opções oferecidas nos submenus correspondentes.
Se quiser desfazer essa modificação, retorne à ramificação alterada do registro e reverta a configuração de Dados de Valor de TasbarSizeMove de 0 para 1.
Feito isso, clique em OK, reinicie o sistema, para que a reconfiguração surta efeito.
Amanhã tem mais.
Um bom dia a todos.