sábado, 23 de dezembro de 2006

Data e Hora na Barra de Tarefas do XP

Já vimos como configurar o relógio do Windows para exibir o nome do usuário do computador (atendendo à solicitação de um visitante). Todavia, considerando que a exibição da data (e do dia da semana) talvez possa ter mais utilidade para muita gente, veremos agora como fazer essa configuração. Primeiro, você deve desbloquear a Barra de tarefas (já vimos como fazer isso, mas não custa lembrar que basta clicar em qualquer ponto vazio dessa barra com o botão direito e desmarcar a opção Bloquear Barra de tarefas, caso ela esteja ativada).
Depois, arraste a barra para cima com o mouse, até que seu tamanho corresponda ao dobro do normal. Nessas condições, o relógio passará a exibir, em três linhas, a hora atual, o dia da semana e a data correta (ao invés de somente a hora).
Caso você se sinta incomodado com a sensível perda de espaço acarretada pelo novo formato da barra de tarefas, configure-a para se auto-ocultar (também já vimos como fazer isso numa das dicas de personalização do Desktop, mas vale lembrar que basta dar um clique direito num ponto vazio da barra, escolher Propriedades e marcar a opção correspondente). Se você quiser manter a altura tradicional da Barra de tarefas e, ainda assim, visualizar a data, experimente baixar o utilitário (gratuito) TClockEx, da Dale Nurden. O link é www.rcis.co.za/dale/tclockex.
Bom dia a todos, boas festas e até amanhã.