segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Deu Pau? - Quarta Parte

Parece que o povo já está em clima de Carnaval, não é mesmo?
Enfim, vamos prosseguir com o assunto em pauta (faltam apenas mais dois posts, tirando o de hoje) e concluí-lo antes dos feriados.

O XP costuma reinicializar automaticamente diante de uma falha grave do sistema, mas você pode evitar que ele faça isso. Veja como:

1. Abra a tela das Propriedades do Sistema, clique na aba Avançado e, no quadro Inicialização e Recuperação, clique no botão Configurações.

2. Em Falha do Sistema, desmarque a caixa Reiniciar Automaticamente.

Para tentar solucionar problemas de erros, você pode desativar os programas de inicialização, configurações e drivers - eliminando, assim, possíveis conflitos de software ao iniciar o Windows. Esse procedimento é conhecido como “boot limpo” ou “inicialização limpa”. Veja como fazer isso:

1. Clique no botão Iniciar e, em Executar, digite “msconfig” (sem as aspas) e tecle <Enter>.

2. Na aba Geral, clique em Inicialização Seletiva e desmarque as caixas de seleção Processar o arquivo system.ini, Processar o arquivo win.ini e Carregar itens de inicialização (você não pode desmarcar a caixa de seleção Usar boot.ini original).

3. Para saber o que causou a falha, valha-se do Visualizador de Eventos: clique em Iniciar e, em Executar, digite “eventvwr” (sem as aspas) e dê OK.

Para ter acesso a uma descrição resumida do problema, clique com o botão direito sobre os eventos de erro mais recentes e escolha Propriedades (essa mensagem de erro pode trazer informações adicionais ou links para a base de conhecimentos da Microsoft).

4. Torne a executar o MS Config e, na aba Geral, marque a caixa de seleção Processar o arquivo SYSTEM.INI. Clique em OK e reinicie o computador.

5. Se o problema persistir, a causa deve estar numa entrada do seu arquivo system.ini; se não, vá remarcando as caixas de seleção Processar o arquivo win.ini, Carregar itens de inicialização e Carregar serviços do sistema. Quando o erro voltar a ocorrer, o último item selecionado será o responsável pelo problema.

6. Para retornar de um estado de inicialização limpa, torne a executar o Utilitário de Configuração do Sistema (msconfig) e, na aba Geral, clique em Inicialização Normal -carregar todos os drivers de dispositivo e serviços. Dê OK e reinicie o computador.

Se nada disso resolver e o Windows realmente entrar em pane, sempre se pode recorrer a um programa de diagnóstico, tentar a Restauração do Sistema, partir para um reinstalação de reparo ou, em último caso, reinstalar tudo a partir do zero (conforme já dissemos, esse procedimento tem seus inconvenientes, mas elimina indiretamente uma porção de falhas comuns decorrentes de arquivos de sistema corrompidos, entradas inválidas no registro, drivers inadequados, incompatibilidade entre aplicativos e por aí vai).
Mas o que fazer quando o PC nem chega a carregar o Windows?
É o que veremos na postagem de depois de amanhã (na próxima, devo falar sobre dois aplicativos interessantes a pedido de um leitor).
Abraços e até lá.