DURANTE MILHÕES DE ANOS, A HUMANIDADE VIVEU EXATAMENTE COMO OS ANIMAIS. ENTÃO ACONTECEU ALGUMA COISA QUE DESENCADEOU O PODER DA IMAGINAÇÃO.
A Meta AI foi lançada oficialmente em outubro de 2023 e integrada aos principais aplicativos da empresa (como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger). Ela oferece desde sugestões para o jantar a respostas para perguntas de alta indagação científica, e é capaz de criar conteúdo visual, mas ainda comete erros e "alucinações" na geração de imagens e textos.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Ao tentar adiar o início dos depoimentos das testemunhas, os advogados de Bolsonaro e de outros réus do chamado "núcleo crucial" da trama golpista tentaram adiar o início dos depoimentos das testemunhas, mas Moraes manteve o cronograma — no total serão ouvidas 82 testemunhas até o dia 2 de junho — e passou uma carraspana no ex-comandante do Exército Freire Gomes: "Ou o senhor falseou a verdade na Polícia Federal ou está falseando a verdade aqui".
Baptista Júnior, ex-chefe da Aeronáutica, afirmou à PF que Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro e que Garnier ofereceu apoio. Mesmo após levar um sabão de Moraes, continuou soando como se desejasse salvar o amigo Garnier da guilhotina: "Ele disse que estava com o presidente, a intenção do que ele quis dizer com isso não me cabe". Baptista Júnior e Freire Gomes testemunharam as mesmas conversas golpistas de Bolsonaro. A menos que um deles apresente um atestado provando que sofre de amnésia, pode-se intuir que alguém está torturando a verdade.
Por enquanto, não surgiu nas defesas orais e escritas dos encrencados um mísero argumento capaz de rebater as evidências colecionadas pela PF. Bolsonaro se diz vítima de "perseguição política", quando na verdade é perseguido pelas provas reunidas a partir da delação do seu ex-ajudante de ordens e corroboradas por um general e um brigadeiro que comandavam o Exército e a Aeronáutica. Quer dizer: o aglomerado que Bolsonaro chamava de "Minhas Forças Armadas" tornou-se fornecedor de chaves de cadeias.
Xandão trabalha com um cronograma não declarado que prevê a prolação das sentenças entre os meses de setembro e outubro, e até aqui, para desassossego dos réus, é acompanhado em suas decisões pela unanimidade da 1ª Turma.
Para iniciar uma conversa com o assistente da Meta, toque no círculo azul e roxo (ele aparece tanto na aba de conversas individuais quanto em grupos), pergunte ou solicite alguma coisa, como "sugira uma receita de strogonoff" ou "crie uma imagem de um pôr do sol na praia". Em grupos, digitando @MetaAI, a assistente responde diretamente na conversa, de modo que todos os participantes possam interagi com ela.
Use o comando "imagine" para descrever cenários — como “um gato lendo jornal” ou “uma nave espacial atravessando um buraco de minhoca” — e receba as imagens solicitadas, que podem ser aprimoradas caso não correspondam exatamente ao que você imaginava. Para obter melhores resultados, seja o mais específico possível nas suas descrições e pedidos.
Com mais de 120 milhões de usuários de WhatsApp no Brasil, segundo estimativas recentes, a MetaAI tem potencial para alcançar uma audiência massiva. Empresas e pequenos empreendedores já vêm explorando o recurso para criar conteúdo promocional ou esclarecer dúvidas de clientes, o que indica que a ferramenta pode transformar até mesmo a comunicação comercial dentro do WhatsApp.
A competição com outras inteligências artificiais, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, representa um desafio — mas também uma oportunidade para a Meta se destacar. Afinal, sua integração ao WhatsApp é apenas o começo de uma transformação mais ampla. Assim como os smartphones, as assistentes virtuais tendem a se integrar ao nosso cotidiano, e os avanços tecnológicos prometem novas funcionalidades, ampliando ainda mais as possibilidades de interação com a inteligência artificial.