quarta-feira, 21 de março de 2007

Falando em memória - continuação...

Seu micro está lento e não pára de acessar o disco rígido. Quando há vários programas abertos e você resolve iniciar mais um, acaba tendo de esperar muitos (e irritantes) segundos pelo carregamento.
Há várias coisas que podem ser feitas para melhorar essa situação: desfragmentar o disco rígido, fazer um upgrade de hardware ou instalar um gerenciador de memória, por exemplo (conforme sugerimos no post de ontem).
Esses ajustes podem trazer algum ganho de desempenho, especialmente se você otimizar sua memória virtual. Para começar, quem dispõe de dois HDs deve colocar a memória virtual no mais veloz (normalmente o mais novo) e, preferencialmente, na unidade em que não esteja instalado o sistema operacional. Para isso:

1. Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e escolha Propriedades.

2. Clique na aba Avançado e, na seção Desempenho, clique no botão Configurações.

3. Torne a clicar na aba Avançado e, em Memória Vitual, clique em Alterar.

4. Escolha o disco em que você deseja colocar a memória virtual, ajuste os valores máximo e mínimo para algo em torno de 1,5 x o tamanho da sua memória física, dê OK e reinicie o computador para que a nova configuração surta efeito (na configuração-padrão, o Windows altera o arquivo de troca conforme a necessidade, poupando espaço no disco, mas provocando a fragmentação dos dados e aumentando o tempo de leitura).

Se você tiver problemas com sua nova configuração, deixe que o Windows gerencie automaticamente a memória virutual (em alguns casos, essa é a melhor solução).
Abraços e até mais.