terça-feira, 25 de setembro de 2007

Zumbis e botnets

Piratas virtuais podem assumir o controle de um grande número de computadores e transformá-los em "zumbis", criando um poderoso "botnet" para realizar tarefas mal-intencionadas.
Os botnets - que são altamente valorizados por criminosos online e comportam até 100.000 computadores "zumbis" individuais - servem para distribuir spam, disseminar vírus e atacar outros computadores e servidores, além de cometer todo tipo de crime e fraude.
Se você notar que seu PC está mais lento; pára de responder ou trava com freqüência; entra em pane e reinicializa no espaço de minutos; reinicializa aleatoriamente e depois não funciona normalmente; seus aplicativos não funcionam corretamente; discos ou partições ficam inacessíveis; surgem mensagens de erro incomuns ou menus e caixas de diálogos distorcidas, atenção: esses são sintomas comuns de infecção - embora também possam indicar problemas de hardware ou software que não tenham nada a ver com malwares.

Fique atento também para alertas de que você tenha enviado e-mails contaminados; isso pode indicar que alguma praga listou seu endereço eletrônico como remetente de e-mails mal-intencionados, embora não signifique necessariamente que seu sistema esteja infectado (alguns vírus têm a capacidade de falsificar endereços de email).
A verdade é uma só: a menos que instale um antivírus responsável - e o mantenha atualizado e adequadamente configurado -, você não terá como saber ao certo se seu computador está ou não infectado. Na dúvida, assegure-se de que seu sistema operacional esteja atualizado e rode a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado da Microsoft (http://www.microsoft.com/security/malwareremove/default.mspx). Ela verifica se há infecções por softwares mal-intencionados específicos e predominantes em computadores com Windows XP, Windows 2000 e Windows Server 2003 e ajuda a remover quaisquer infecções encontradas).
Outro serviço on-line interessante é o Live OneCare, também da Microsoft. Clique no link respectivo, na porção inferior da coluna à direita da página inicial do Blog, e faça uma verficação completa.
Finalmente, mas nem por isso menos importante, não custa repetir que é sempre melhor prevenir do que remediar. Então:
  • Instale um firewall de varejo e mantenha-o adequadamente configurado. Na falta dele, habilite o recurso nativo do XP.

  • Visite regularmente o site do Microsoft Update e ative as Atualizações Automáticas (se você tiver instalado o Microsoft Office 2003 ou o Microsoft Office XP, as Atualizações Automáticas também atualizarão esses produtos).

  • Evite abrir anexos em emails e/ou clicar em links de mensagens instantâneas - a menos que você saiba exatamente o que o anexo contém, mesmo que ele tenha sido enviado por alguém que você conheça.

  • Evite usar software-pirata. Os botnets consistem principalmente de computadores que executam versões copiadas ilegalmente do sistema operacional e de softwares de produtividade, sendo mais susceptíveis a vírus - e podendo até mesmo vir com malwares já instalados.

Boa sorte a todos e até amanhã.