sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Novo serviço on-line identifica centenas de milhares de malwares em questão de minutos!

Malwares, como nossos leitores já sabem, são códigos maliciosos (vírus, trojans, spywares e distinta companhia) que representam uma ameaça constante para os computadores; a Panda Software, por sua vez, vocês também já conhecem - quando nada, de algumas postagens aqui do Blog. Mas o que muita gente provavelmente ainda não conhece é o NanoScan - um serviço em fase beta (experimental) que esse conceituado fabricante de softwares de segurança está oferecendo gratuitamente para quem quiser fazer uma varredura on-line no seu PC.
Trata-se de um scanner "instantâneo" que varre os sistemas em menos de um minuto e identifica mais de 1.000.000 (você leu certo: um milhão!) de vírus, spywares e outras ameaças conhecidas - além de uma porção de códigos maliciosos "inéditos" - graças às tecnologias inteligentes TruePrevent® (não se surpreenda se você encontrar vírus, spyware ou Trojans ativos em seu PC, mesmo que possua um antivírus atualizado).
Quando experimentei a ferramenta, ela foi descarregada rapidamente - já que tem apenas 400 KB, enquanto outros scanners on-line têm entre 20 e 30 MB - e cumpriu o prometido (pelo menos em termos de rapidez): levou poucos segundos para realizar uma análise completa do meu sistema. Entretanto, como o PC estava "limpo" (afinal, esse monte de softwares de segurança ativa e passiva que eu utilizo deve servir para alguma coisa além de consumir processamento e ocupar espaço na memória, não é mesmo?), não sei o que aconteceria se alguma ameaça fosse encontrada - se o malware seria removido automaticamente ou se a Panda simplesmente recomendaria a instalação de um programa pago, à semelhança do que fazem diversos serviços de varredura on-line).

Enfim, a grande capacidade de detecção do NanoScam, segundo o fabricante, advém da nova Inteligência Coletiva Anti-malware desenvolvida pela Panda Research e armazenada numa rede de datacenters (constituída por cerca de 100 servidores), que coleta e centraliza padrões comportamentais de programas, registros de arquivos, novas amostras de malware etc. provenientes da Comunidade Anti-malware da Panda (formada pelos usuários do NanoScan e TotalScan, além de milhões de usuários dos demais produtos Panda com tecnologias TruePrevent, sem falar em especialistas e outros colaboradores). Então, por não precisar descarregar um volumoso arquivo de assinaturas de vírus - já que acessa online toda a base de dados da Panda - o serviço é extremamente leve e eficiente, capaz de efetuar uma análise completa em menos de um minuto (aspectos que o diferenciam sobremaneira dos demais serviços de varredura on-line que já experimentei).
Mais informações e instruções para uso da ferramenta em http://www.nanoscan.com/.
Bom fim de semana a todos e até a próxima, se Deus quiser.