quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Dicas de NetBanking

Parece que foi ontem que comecei a decorar o Blog com motivos natalinos, mas ontem foi o "Dia das Bruxas"; já estamos novamente em Novembro, no Dia de Todos os Santos, quase às portas do Natal, com os Shoppings esbanjando enfeites e outros adereços alusivos às festas de final de ano.
Enfim, passando ao que interessa, já falamos de NetBanking em outras oportunidades (a pedido do Georges, se bem me lembro), mas vale dedicar mais algumas linhas a esse assunto por conta de um e-mail que recebi de um leitor, com dicas simples e objetivas. Confira:

1 - Sempre que acessar o site do seu Banco, minimize a página e observe se o teclado virtual também é minimizado. Se ele permanecer do mesmo tamanho, o site deve ser pirata. Fuja dali!

2 - Digite primeiramente uma SENHA ERRADA. Se o site for legítimo, você deverá receber uma mensagem de erro (porque o sistema tem como checar a senha digitada); sites fajutos não têm como conferir a informação, visto que seu objetivo consiste apenas em capturar os dados de login do internauta.

3- Verifique ainda se a página exibe o ícone de um cadeado. Caso afirmativo, dê duplo sobre ele (uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deverá aparecer). Em alguns sites piratas, o cadeado pode até ser exibido, mas será apenas uma imagem sem qualquer outra função que não a de iludir o usuário.

Bom final de semana prolongado a todos.