
Enfim, passando ao que interessa, já falamos de NetBanking em outras oportunidades (a pedido do Georges, se bem me lembro), mas vale dedicar mais algumas linhas a esse assunto por conta de um e-mail que recebi de um leitor, com dicas simples e objetivas. Confira:
1 - Sempre que acessar o site do seu Banco, minimize a página e observe se o teclado virtual também é minimizado. Se ele permanecer do mesmo tamanho, o site deve ser pirata. Fuja dali!
2 - Digite primeiramente uma SENHA ERRADA. Se o site for legítimo, você deverá receber uma mensagem de erro (porque o sistema tem como checar a senha digitada); sites fajutos não têm como conferir a informação, visto que seu objetivo consiste apenas em capturar os dados de login do internauta.
3- Verifique ainda se a página exibe o ícone de um cadeado. Caso afirmativo, dê duplo sobre ele (uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deverá aparecer). Em alguns sites piratas, o cadeado pode até ser exibido, mas será apenas uma imagem sem qualquer outra função que não a de iludir o usuário.
Bom final de semana prolongado a todos.