segunda-feira, 17 de março de 2008

Novidades, gadgets e frescuras

Para quem gosta de "investir" qualquer trocado que lhe sobra no bolso em novidades - nem sempre úteis ou interessantes -, a rua Santa Ifigênia (paraíso paulistano dos eletro-eletrônicos) é uma boa pedida. Lá, você encontra de tudo um pouco, e por preços bem mais em conta do que os praticados em lojas de shoppings e afins.
Por cerca de RS$ 600 é possível adquirir, por exemplo, um telefone celular (desbloqueado) capaz de sintonizar canais abertos da TV analógica.
Também chamados de MP7, esses aparelhos - importados da China e de marcas pouco conhecidas, como KTECH, DIGITAL MEDIA PLAY e FOSTON - têm tela de 3 polegadas. A recepção não é grande coisa (chuviscos, chiados e ruídos são comuns, especialmente em trânsito), mas alguns suportam dois chips ao mesmo tempo (permitindo usar duas linhas no mesmo celular).
Outra novidade "interessante" é um aplicativo lançado recentemente pela Microsoft, que permite acessar o MSN, o Hotmail e a Comunidade Spaces em celulares Motorola habilitados pela operadora VIVO. O troço pode ser testado gratuitamente por dez dias; a partir daí, o uso (ilimitado) custa R$ 8,90 por mês (difícil é digitar e-mails e mensagens instantâneas usando as desconfortáveis teclas alfa-numéricas dos telefoninhos, mas o que é de gosto regala a vida).
De momento, o serviço só está disponível para download nos aparelhos MotoRockr Z6, W5, MotoRazr V8, w510, A1200, K1e U6. O novo modelo MotoRockr U9 já será oferecido com o software embarcado; até o final de mês o pacote contemplará mais 20 modelos da Motorolan, e até o fins de abril, outros 50 (em alguns aparelhos, somente o Messenger estará disponível). Vale lembrar que a Microsoft já havia lançado no Brasil um serviço que permitia enviar mensagens do MSN para o celular, qundo o usuário se encontrava offline.
E pra quem está pensando em substituir seu mouse e/ou teclado por modelos de fabricação recente, ópticos e/ou sem-fio, a revista Pro Teste (publicada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avaliou 10 mouses ópticos, 10 teclados multimídia com fio e 3 combos - teclado + mouse - sem fio de diversas marcas e modelos.
O resultado, publicado na edição de Março/08, dá conta de que o principal diferencial entre os produtos está na versatilidade; que preço não é sinônimo de qualidade (dentre os dispositivos avaliados, os modelos mais caros não foram os que obtiveram a melhor classificação), e que, para usuários do Windows Vista, os modelos da própria Microsoft são os mais indicados - periféricos de outras marca até funcionam, mas com limitações em algumas funções.
Caso você não seja assinante da revista, cadastre-se como visitante em http://www.proteste.org.br/ - para ter acesso (parcial) ao conteúdo do site - e leia a íntegra da matéria em questão.
Bom dia a todos.