![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi6Skn3NYK0BPBR0x8Z-9bSV3p_SrhcqHHNx_TAiXjdgQxxAkJRayOkl4y4e7HBtQnGMefbMEXRX4sOn8r4Pmw_kQxnTjYedBirvfiQAEQ-JimehA_cNND6XmWWjOoGVwHb0yhIg/s200/images+(2)+(1).jpg)
1. Abra o arquivo PDF de onde você deseja extrair o texto ou a imagem (para tanto, você deve ter o Adobe Reader ou outro programa que manipule arquivos desse formato, evidentemente).
2. Na barra de menus do Reader, clique em Tools e, em Select & Zoom, escolha a ferramenta "Select Tool" (que aparece como uma pequena ponta de seta inclinada para a esquerda).
3. Clique com o botão esquerdo do mouse no início da porção de texto que você deseja copiar e arraste - mantendo o botão pressionado - até o final da parte que lhe interessa.
4. Com o bloco de texto selecionado, utilize o atalho Ctrl+C ou clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e clique na opção Copy to Clipboard, no menu de contexto).
Observação: Para copiar uma imagem, clique sobre ela com o botão esquerdo do mouse e digite Control Ctrl+C (ou clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e proceda como no item anterior).
Feito isso, o texto já pode ser colado em documentos criados com qualquer processador de textos (já a imagem, somente naqueles que oferecem essa possibilidade, como é o caso do Word, mas não do bloco de notas, por exemplo). No mais das vezes, basta abrir o documento, clicar no ponto desejado e teclar Ctrl+V (ou clicar com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, selecionar a opção Colar).
Um bom dia a todos.