terça-feira, 18 de março de 2008

Textos e imagens de arquivos PDF

Na postagem do útimo dia 11, falamos sobre o Portable Document Format (PDF) - tipo de arquivo digital criado pela Adobe que se consagrou como padrão para distribuição de documentos eletrônicos. Agora veremos uma dica (elementar, dirão alguns, mas muita gente talvez não saiba) sobre como extrair trechos de textos e imagens desses arquivos e incluí-los em documentos gerados por programas como o MS Word, por exemplo. A coisa é bem simples, confira:

1. Abra o arquivo PDF de onde você deseja extrair o texto ou a imagem (para tanto, você deve ter o Adobe Reader ou outro programa que manipule arquivos desse formato, evidentemente).

2. Na barra de menus do Reader, clique em Tools e, em Select & Zoom, escolha a ferramenta "Select Tool" (que aparece como uma pequena ponta de seta inclinada para a esquerda).

3. Clique com o botão esquerdo do mouse no início da porção de texto que você deseja copiar e arraste - mantendo o botão pressionado - até o final da parte que lhe interessa.

4. Com o bloco de texto selecionado, utilize o atalho Ctrl+C ou clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e clique na opção Copy to Clipboard, no menu de contexto).

Observação: Para copiar uma imagem, clique sobre ela com o botão esquerdo do mouse e digite Control Ctrl+C (ou clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e proceda como no item anterior).

Feito isso, o texto já pode ser colado em documentos criados com qualquer processador de textos (já a imagem, somente naqueles que oferecem essa possibilidade, como é o caso do Word, mas não do bloco de notas, por exemplo). No mais das vezes, basta abrir o documento, clicar no ponto desejado e teclar Ctrl+V (ou clicar com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, selecionar a opção Colar).
Um bom dia a todos.