Quando as pessoas ainda usavam computadores (falo de desktops e notebooks), eu costumava dizer que o Windows dispunha de um utilitário para limpeza de arquivos, desfragmentação dos dados e correção de erros no disco, mas não de um limpador do Registro e de outras importantes ferramentas de manutenção.
A solução, então, era instalar programas de terceiros (coisa que a Microsoft não recomendava), e as suítes de manutenção mais populares eram CCleaner e Advanced System Care. Mas não há nada como o tempo para passar.
A Microsoft finalmente resolveu oferecer um aplicativo de manutenção multifuncional, que foi batizado de PC Manager e recebeu uma atualização importante no final do ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
"Nada está tão ruim que não possa piorar", diz o ditado, e Lula 3 não é ruim, mas péssimo! Além de não ter plano, de ser um governo sem rumo nem planejamento (noves fora a cada vez mais improvável reeleição), de se escorar em discursos vazios, populistas e retrógrados, e de não entregar a picanha prometida do palanque, a atual (indi)gestão tirou a paleta e o acém da mesa dos mais pobres.
Em vez de governar o país, Lula prefere vituperar o "capitalismo americano" (empresários gananciosos que não gostam de pobre viajando de avião) e o mercado financeiro (que não quer preto em universidade), distribuir cesta básica, dentadura, fralda, absorvente e vale-gás, como se os tempos e os anseios dos depauperados não tivessem mudado. Devido à quebra do monopólio da informação e da descentralização dos meios de comunicação, para cada dado positivo há um Pix ou uma Janja no meio do caminho.
O PT e sua histriônica presidenta são contumazes em fazer as piores escolhas (a exemplo das que fazem o eleitorado a cada dois anos) e em investir ferozmente — não raro, mentido escandalosamente — contra a imprensa, o mercado, o Banco Central etc., como se atirar no mensageiro transformasse em boas as más notícias que ele traz.
Lula acusa e culpa o consumidor, que não sabe comprar comida barata, pela inflação. Haddad diz que o povo não compreende os feitos do governo, e Paulo Pimenta, o ex-SECOM que cedeu o lugar ao marqueteiro Sidônio Palmeira, culpava as fake news.
Após o Datafolha reforçar, na última sexta-feria, a debacle já apontada por outros institutos, o lulopetismo atingiu o ápice do descolamento da realidade, onde o cinismo e a hipocrisia insultam a inteligência de quem ainda tem ao menos dois neurônios ativos e operantes.
Após o Datafolha reforçar, na última sexta-feria, a debacle já apontada por outros institutos, o lulopetismo atingiu o ápice do descolamento da realidade, onde o cinismo e a hipocrisia insultam a inteligência de quem ainda tem ao menos dois neurônios ativos e operantes.
Uma declaração totalmente insana, mas totalmente condizente com o histórico da autora e do próprio PT, partiu da presidente da sigla — codinome "amante" nas célebres planilhas de propina da Odebrecht —, que, ao comentar a pesquisa, postou em suas redes sociais:
"A pesquisa é o reflexo dos dois meses mais difíceis para este governo, quando tivemos especulação desenfreada com o câmbio, que também afetou os preços dos alimentos, o aumento do imposto estadual sobre a gasolina, as péssimas notícias sobre o aumento dos juros, o terrorismo sobre o resultado fiscal e a maior fake news de todos os tempos, sobre a taxação do Pix". Em outras palavras, a luminar petista ensinou que "o governo fez tudo certo, mas o povo, burro, não entende".
Não fosse trágico, seria cômico.
Se tem uma coisa que não falha é o modus operandi petista. É o tal do “não aprendem nada, não esquecem nada”. E vem mais por aí, já que o assistencialismo eleitoreiro irá aumentar e os ataques e mentiras, idem. Mais uma vez, essa caterva "fará o diabo" para ganhar as eleições.
Além das funcionalidades focadas no desempenho, o PC Manager possui algumas opções de segurança para o sistema, sendo capaz de escanear o computador em busca de arquivos maliciosos (na verdade, o que ele faz é convocar o Windows Defender, mas enfim...), gerenciar as atualizações do Windows (via Windows Update) e impedir que programas de terceiros alterem as opções-padrão do navegador, por exemplo.
A ferramenta está disponível para Windows 10 e 11 e vem instalada em PCs de fabricação recente, mas também pode ser baixada da Microsoft Store. Embora seja possível fazer manualmente tudo que ela faz, utilizá-la não deixa de ser uma opção interessante para usuários leigos, que não atem grande familiaridade com manutenção de software. Fica a dica.