quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

KASPERSKY WHO CALLS

O QUE SERIA DOS ESPARTOS SE NÃO FOSSEM OS TROUXAS?

Segundo a empresa de segurança digital Nord Security, mais de 70% dos brasileiros já sofreram alguma tentativa de fraude eletrônica. Os golpes estão cada vez mais sofisticados, mas ainda existem padrões que ajudam a separar o joio do trigo. 


Ligações ou mensagens solicitando a confirmação de dados pessoais, senhas bancárias ou de outras contas (redes sociais, aplicativos etc.) — especialmente quando tentam criar um senso de urgência — são indicativos clássicos de golpe. Também merecem desconfiança os pedidos de pagamento para liberação de produtos ou serviços, como encomendas retidas pela alfândega, falsas ofertas de emprego e mensagens com erros ortográficos ou de gramática.

 

Se você perceber que está sendo alvo de um golpe, desligue o telefone ou descarte a mensagem imediatamente, conforme o caso, e registre um boletim de ocorrência com o número que entrou em contato, horário da ligação ou capturas da tela.


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Alegando compromissos, Tarcísio de Freitas adiou visita a Bolsonaro na prisão, evitando um encontro que poderia ser considerado uma cilada política. Flávio Bolsonaro afirmou que o governador paulista ouviria do pai elogios por seu trabalho em São Paulo e sobre sua importância para derrotar o PT.

Não existe sinceridade em política, mas todo político busca um simulacro perfeito. Oscilando entre o Bandeirantes e o Planalto, Tarcísio procura não parecer o que é porque imagina que Zero Dois ainda pode não ser o que parece. De repente, a conversa com o criador pareceu uma cilada para a criatura.

Na política, como na vida, quem nasce para ser ou não ser acaba não sendo coisa nenhuma. Alheio ao dilema hamletiano daquele que se considera candidato ideal a CEO do Brasil, Lula monta o espetáculo no qual se esmera em moldar a percepção pública de sua posição e ações no cenário nacional devem ser sem jamais deixarem de parecer.


Para quem precisa atender números desconhecidos por motivos profissionais ou pessoais, bloquear todas as chamadas não identificadas não é uma opção viável. A alternativa está em usar aplicativos específicos que filtram ligações suspeitas. O Who Calls, da empresa de segurança russa Kaspersky, identifica e bloqueia chamadas de telemarketing e tentativas de golpe com o uso de inteligência artificial. Na versão gratuita, o aplicativo identifica e bloqueia chamadas suspeitas, alô passo que na versão paga (R$ 19,90 por ano para um dispositivo, segundo cotação de junho) ele também bloqueia chamadas suspeitas via WhatsAppUsuários de Android contam ainda com recursos extras, como o bloqueio de chamadas de números internacionais, de contatos não salvos e proteção contra phishing via SMS.

 

Observação: Rejeitar chamadas de spam pode parecer solução rápida, mas na prática confirma que seu número está ativo, aumentando a chance de novas tentativas e multiplicando sua presença em bancos de dados de golpistas. A melhor estratégia é ignorar completamente a ligação e deixar o celular tocar. Quando não há nenhuma reação, o sistema perde o rastro e diminui o interesse pelo contato específico. Já se você desliga manualmente, fica evidente que existe uma pessoa real monitorando aquele aparelho e multiplica sua presença em listas de spam. Outra solução eficaz envolve ativar os filtros nativos de segurança do smartphone ou entrar em listas oficiais de bloqueio.

 

Após o Departamento de Comércio dos EUA proibir a Kaspersky de comercializar seus produtos em território americano e de fornecer atualizações aos softwares já instalados, os apps da empresa foram removidos da Google Play Store, de modo que a instalação do Who Calls deve ser feita diretamente pelo site oficial do fabricante (clique neste link para instruções passo a passo). Usuários de iOS podem baixar o aplicativo por aqui.


Boa sorte.