domingo, 9 de fevereiro de 2025

MAMINHA OU FRALDINHA?

TANTA GENTE IMPRESTÁVEL POR AÍ E OS RAIOS AINDA INSISTEM EM CAIR EM ÁRVORES.

 

A despeito da preferencia nacional dos churrasqueiros pela picanha (que anda pela hora da morte), a maminha, a fraldinha e, claro, o miolo de alcatra, não decepcionam, seja na brasa, seja no forno (para mais detalhes, clique aqui e aqui).

 

Apesar de serem "pinga da mesma pipa", a maminha costuma ser mais macia que a fraldinha (desde que cortada no sentido contrário ao das fibras), e fica excelente em bifes, no forno ou na panela. Ambas são suculentas, saborosas, grelham rápido — o que as torna opções prática para matar a fome dos apressadinhos —, e podem ser temperadas apenas com sal e pimenta-do-reino. As marinadas não trazem benefícios significativos para o sabor, mas você pode acrescentar salsinha e cebolinha desidratadas, tomilho, alecrim, pimenta calabresa e outras especiarias.
 
Para uma carne suculenta, macia e saborosa é importante escolher uma peça de maminha de formato triangular, com capa de gordura e algum grau de marmoreio (gordura entremeada nas fibras da carne), ou a chamada Fraldinha RED, que vem sem a capa de gordura. A cor vermelha-vibrante é sinal de frescor — uma cor muito escura pode ser sinal de má-conservação ou deterioração (e a esverdeada indica bactérias em franca proliferação).

O ponto é uma questão de preferência pessoal, mas carne muito passada perde a maciez e a suculência, além de produzir glicotoxina — substância relacionada a obesidadediabetes demência — e outros compostos que induzem o aparecimento de células cancerígenas. 
 
Para preparar uma deliciosa maminha na cerveja preta, você vai precisar de:
 
— 1 peça de maminha (cerca de 1 kg);
 
— 5 colheres (sopa) de molho de tomate;
 
— 3 dentes de alho;
 
— 1 pacote de creme de cebola;
 
— Cerveja preta (350 ml);
 
— Sal e salsinha picada a gosto.
 
1) Amasse o alho em um pilão, transfira-o para uma tigela, junte o creme de cebola, a cerveja preta, o molho de tomate, a salsa picadinha, misture bem e ajuste o ponto do sal. 
 
2) Regue o fundo de uma panela de pressão com um fio de azeite, aqueça em fogo médio e sele a carne por todos os lados. Quando estiver bem douradinha, acrescente molho que você preparou, tampe a panela, espere pegar pressão, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de uma hora.
 
4) Fatie a carne como desejar e sirva com a guarnição de sua preferencia (sugiro farofa de ovo e batatas fritas).
 
Dica: Caso o seu fogão seja muito potente, desligue o fogo com menos tempo (para a carne não queimar) e, se necessário, acrescente um pouquinho de água e deixe cozinhar na panela destampada até a água secar.
 
Bom apetite.