sábado, 15 de fevereiro de 2025

SOBRE A LIXEIRA DO ANDROID E MENSAGENS APAGADAS DO WHATSAPP

NÃO SOMOS METADES QUE SE COMPLETAM, MAS INTEIROS QUE SE ENCAIXAM.

O conceito de Lixeira do Sistema foi introduzido pela Apple em 1982 e "copiado" pela Microsoft no Windows, que começou a ser desenvolvido em 1985. 

O popular ícone de "cestinho" é uma representação gráfica do diretório de onde os arquivos excluídos podem ser recuperados em até 30 dias — a partir daí, se o dispositivo não foi configurado para fazer backup na nuvem, pode-se tentar recuperá-los usando aplicativos de terceiros, mas para isso é preciso que o espaço que os arquivos ocupavam na memória de massa do aparelho não tenha sido sobrescrito.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Lula poderia encontrar o responsável pela inflação dos alimentos olhando-se no espelho, mas prefere transformar as vítimas em culpados e cobrar de seus ministro soluções mirabolantes. "Se você vai no supermercado e desconfia que tal produto está caro, você não compra [...], e aí quem está vendendo vai ter que baixar, senão vai estragar", lecionou o pontifex maximus da petralhada, juntando a sua a uma série de pérolas de seus ministros, que já sugeriram trocar a laranja por outras frutas mais baratas e mudar as regras sobre a data de validade dos produtos. 
O ministro-chefe da Casa Civil voltou atrás na promessa infeliz de promover intervenções para o barateamento dos alimentos, mas parece que essa perspectiva segue no horizonte — tem até senador petista propondo tabelamento de preços. Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social — enrolado num caso que envolve dois contratos milionários com ONGs ligadas a petistas da notória Tattolândia, que tem alta representatividade na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de São Paulo — entrou na dança ao dizer que o governo estava estudando um reajuste no Bolsa Família para combater a inflação dos alimentos (como algo do gênero teria o efeito oposto, o governo correu para desmentir o plano). 
As mensagens do desgoverno petista não são muito diferentes das passadas na época de Sarney (1985-1990) por Aloízio Mercadante, hoje presidente do BNDES graças à conivência do STF com um drible na Lei das Estatais: "Esse era o Brasil da inflação, esse era o Brasil do cruzeiro. Cada vez que você ia ao supermercado fazer suas compras, os preços haviam aumentado. Agora não, nós estamos vivendo o Brasil do cruzado”, celebrava o luminar, em vídeo veiculado pela Rede TVT em 1986. 
Durante a reportagem, o economista da CUT reclamou da falta de produtos nas prateleiras — quem poderia imaginar que o controle de preços levaria a algo assim? — e a atribuiu às más intenções dos empresários, exatamente como Lula e seus ministros fazem agora. O vídeo entrou para o anedotário econômico brasileiro não apenas por cristalizar um dos equívocos que o Brasil teve de amargar para chegar ao bem-sucedido Plano Real, mas também por evidenciar incapacidade do protagonista da “reportagem” de compreender e aceitar a dinâmica de preços. 
Por mal dos nossos pecados, nem o PT, nem Lula, nem a choldra que vota nessa gente aprendeu a lição.
 
No Android, alguns
 apps têm suas próprias lixeiras, mas a "lixeira principal" fica no Gerenciador de Arquivos. No iOS, ela fica no aplicativo Arquivos, mas Fotos, MailNotas, entre outros, possuem lixeiras próprias. Para restaurar ou apagar definitivamente um arquivo deletado, toque no ícone da lata de lixo, selecione o item na lista e escolha Restaurar ou Excluir, conforme o caso. 

Observação: Aparelhos da marca Samsung permitem gerenciar fotos e vídeos apagados nos apps Galeria, da própria Samsung, e Fotos, do Google 
 
No WhatsApp, a opção Apagar para mim exclui as mensagens da tela do remetente, e a ação pode ser desfeita mediante opção Desfazer, que fica disponível por 5 segundos (a opção Apagar para todos é irreversível). O app não possui uma lixeira propriamente dita, mas o Histórico de Notificações (recurso disponível no Android a partir da versão 12) ajuda a recuperar mensagens apagadas. Para ativá-lo, toque em Configurações (do sistema) > Notificações > Configurações avançadas > Histórico de notificações. Com essa opção habilitada, as mensagens excluídas serão listadas por aplicativo e poderão ser visualizadas facilmente.
 
O freeware Notification History promete recuperar mensagens de texto ou áudio no WhatsApp, mas só funciona se as notificações de contatos e grupos não estiverem silenciadas. Para recuperar fotos e
 vídeos, é preciso reinstalar o mensageiro, mas a recuperação só será possível se o backup automático tiver sido ativado e o apagamento do conteúdo tiver ocorrido dentro do período definido em Configurações > Conversas > Backup de conversas > Frequência (quanto menor esse período, mais atualizado será o backup).