Segundo a Pro Teste (revista publicada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), as solicitações devem ser atendidas no prazo máximo de cinco dias úteis, e documentos como o RG, CPF e a nota fiscal do aparelho devem bastar para o desbloqueio. Além disso, à luz da nova legislação, todos os celulares livres de contratos de fidelização podem ser desbloqueados imediatamente, independentemente da data da compra. Todavia, se você assinou um contrato comprometendo-se a continuar na operadora por 12 meses (que é o prazo máximo permitido), o desbloqueio só poderá ser feito um ano após a data da assinatura do contrato (e não do dia 13 de fevereiro, quando começaram a valer novas regras, como algumas operadoras vêm alegando). Nesse caso, o desbloqueio imediato pode ser feito mediante o pagamento da multa por rescisão antecipada do contrato, que deve ser cobrada proporcionalmente ao tempo que falta para o término do prazo - por exemplo, se faltam apenas três dos 12 meses de permanência, a multa não poderá ser superior ao valor mensal do plano de serviços multiplicado por três (número de meses restantes).
A Anatel (0800-332001) está promovendo ações de fiscalização do cumprimento das novas regras, e deve divulgar um balanço a partir do próximo dia 20.
Não dê moleza; exija seus direitos!