Programar o envio de mensagens é útil quando se quer parabenizar alguém pelo aniversário ou lembrar de um compromisso assumido com antecedência, por exemplo.
Nos tempos em que a gente usava bastante o Correio Eletrônico e o Gmail ainda não oferecia essa facilidade, o freeware LetterMeLater era sopa no mel, embora exigisse a criação de uma conta e o cadastramento de um endereço eletrônico válido para figurar como remetente nas mensagens programadas.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Tratar da sucessão presidencial quando a segunda metade da gestão em curso mal começou, mesmo que tenha começado mal, é típico de republiquetas de bananas, onde um eleitorado descerebrado vota em políticos corruptos, incompetentes, corruptos e incompetentes, e depois reclama de estar mal representado. Para piorar, a imprensa e os institutos de pesquisa contribuem alegremente com cobertura midiática massiva e levantamentos hebdomadários das intenções de voto da burricada.
Com a popularidade em queda livre, mas beneficiado pela pulverização da direita, Lula aparece como favorito nas pesquisas, mas longe de ser imbatível. Na verdade, nenhum dos nomes entusiasma a parcela minimamente pensante dos entrevistados — na pesquisa espontânea, 78% se disseram indecisos.
Hoje, num tira-teima contra Lula, o cantor sertanojo Gusttavo Lima teria 35% dos votos, e Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas somariam 34%.
Nessa janela para o insondável, quem aparece como principal adversário de Lula é ele próprio. Seu desempenho eleitoral depende do que conseguir realizar em seus dois últimos anos de governo, e o maior estorvo da direita é Bolsonaro, que, inelegível e na bica de ser convertido em réu, pode apoiar o filho em detrimento de Tarcísio, primeiro da fila do Centrão. Nesse cenário, 2026 seria uma guerra de rejeições: Lula provoca ojeriza em 49% dos eleitores, e Dudu Bananinha, em 54%.
O WhatsApp meio que aposentou o email, mas não oferece suporte nativo para o agendamento de mensagens. Usuários do Android podem preencher essa lacuna com o SKEDit. Com o app instalado, basta criar uma conta (ou entrar com o Gmail ou o Facebook), tocar no botão "+", digitar a mensagem, informar o destinatário, definir a data e a hora em que a mensagem deverá ser enviada e tocar no "check" (no canto superior direito).
O Atalhos é uma boa opção para usuários do iOS. Após e instalar o app, toque em Automação > Automação pessoal, informe o dia e o horário em que a mensagem deve ser enviada (se quiser, escolha mais datas e horários para repetir a mensagem e toque em Seguinte, no canto superior direito), toque em Adicionar ação > Apps > WhatsApp, selecione a opção Enviar mensagem via WhatsApp, informe o destinatário, toque em Seguinte, digite o conteúdo da mensagem, toque novamente em Seguinte e então em Ok.
No WhatsApp Web, a extensão BlueTicks está disponível para Chrome, Edge, Brave, Vivaldi e Opera. Instale a versão compatível com seu navegador, acesse o site do mensageiro e a conversa na qual você quer programar a mensagem, toque no relógio (ao lado do botão do microfone) para abrir o agendamento, crie sua conta, informe a data e o horário de envio da mensagem, arraste a tela para baixa, digite o texto e toque em Schedule Send para confirmar o agendamento.
Simples assim.