quarta-feira, 9 de abril de 2008

Thumbnails e Power Toys

Thumbnails são figurinhas (miniaturas) que servem para facilitar o processo de busca e reconhecimento de arquivos. Se você quiser modificar o tamanho com que elas são exibidas nas pastas do Windows, no modo “Miniaturas”, faça o seguinte:

1. Clique em Iniciar > Executar (ou use o atalho Win+R), digite “regedit” (sem as aspas) e clique em OK.

2. Navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Explorer.

3. Dê um duplo clique sobre o item ThumbnailSize (se ele não existir, basta criá-lo clicando com o botão direito do mouse na porção direita da janela, escolhendo Novo > Valor DWORD e renomeando-o como ThumbnailSize) e atribua-lhe um valor entre 25 e 256.

Observação: Antes de editar o Registro, faça um backup da chave a ser modificada ou, no mínimo, crie um ponto de restauração do sistema (para mais informações sobre backup e edição do Registro do Windows, digite "regedit" no campo Pesquisar Blog, na parte superior esquerda desta página).

Se você não se sentir à vontade para editar o Registro (afinal, cautela e canja de galinha...), sugiro baixar e instalar o PowerToy Tweak UI. O endereço é www.microsoft.com/brasil/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx.
Feito isso, abra o programa, dê duplo clique em Explorer (no menu da esquerda), escolha Thumbnails e altere o tamanho da figurinha (se quiser modificar também a resolução, use a barra deslizante).

Bom dia a todos e até mais ler.