terça-feira, 17 de junho de 2008

Fôlego (parte 2)

Depois de descartar os programas dispensáveis, faça uma faxina nos arquivos, corrija possíveis erros no HD e desfragmente os dados (em Meu Computador, dê um clique direito sobre sua unidade de sistema, escolha Propriedades > Ferramentas e proceda às verificações/correções respectivas).
Ao rodar a Limpeza de Disco, clique na aba Mais Opções - ela amplia o leque de possibilidades -, mas tome cuidado com o que for remover (a exclusão indevida de componentes essenciais pode impedir que algumas áreas do sistema funcionem corretamente). Note que, mesmo se você não usa Internet Explorer e o Windows Media Player, de nada adianta desmarcar as caixas de verificação correspondentes, porque isso não irá desinstalar os programas, apenas ocultará os respectivos atalhos.
A Restauração do Sistema pode ser configurada de modo a monitorar apenas o drive C (clique em Painel de Controle > Sistema > Restauração do Sistema, e faça o ajuste necessário), e o espaço destinado a armazenar os pontos de restauração, reduzido para algo em torno de 5% (use a barra deslizante). Se seu sistema estiver "redondo", elimine os pontos antigos (clique em Iniciar >Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco > Mais Opções > Restauração do Sistema > Limpar).
O espaço ocupado pela Lixeira pod ser reduzido se você der um clique direito sobre o ícone correspondente, escolher Propriedades e definir um percentual menor (entre 3 e 5%, conforme o tamanho de seu HD).
O mesmo se aplica o cache do Internet Explorer: no menu Ferramentas do navegador, escolha Opções da Internet > Geral, e mova a barra deslizante da janela Propriedades de Arquivos Temporários da Internet). Se preferir, configure seu browser para deletar automaticamente arquivos temporários ao final de cada sessão (clique em Ferramentas > Opções da Internet > Avançado > Segurança, e marque a caixa de verificação correspondente).
Exclua os arquivos temporários: clique em Iniciar > Executar, digite %temp%, pressione e delete todo o conteúdo da pasta). Se não conseguir apagar alguns dos itens, experimente fazê-lo reiniciando o PC no modo de segurança ou instale o MoveOnBoot - disponível em www.snapfiles.com/get/moveonboot.html - que irá excluí-los no próximo boot). Aproveite o embalo e faça o mesmo com os arquivos thumbs.db: no Windows Explorer, clique em Ferramentas > Opções de pasta > Modo de exibição, marque as caixas de verificação Não armazenar miniaturas, clique em Aplicar a todas as pastas, depois em Aplicar, e confirme em OK).
Se você não costuma pôr seu PC para "hibernar", abra o Painel de Controle, clique em Opções de energia > Hibernar, e desmarque a opção Ativar Hibernação.

Amanhã a gente continua.