quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Dicas

Dizem que o computador faz aquilo que a gente manda, e não aquilo que a gente quer... e saber mandar é uma arte.
Um bom exemplo disso é a maneira como costumamos convocar aplicativos, ou seja, através do bom e velho menu Iniciar (talvez não tão bom, mas nem por isso menos velho). Nos moldes convencionais, nem sempre é fácil localizar de imediato o programa desejado, face à profusão de softwares em cascata que figuram nas várias colunas da lista. Então, para encontrar mais facilmente aquilo que você usa com maior frequência, dê um clique direito sobre cada programa desejado e, no menu de contexto, selecione a opção "Fixar no Menu Iniciar".
Aproveite o embalo para listar os programas em ordem alfabética: abra o menu Iniciar, dê um clique direito sobre qualquer aplicativo da lista e clique em "Classificar por nome".
Outra maneira de abrir rapidamente seus aplicativos é fazê-lo através da Barra de Inicialização Rápida. Para exibí-la, dê um clique direito no ponto vazio da Barra de Tarefas, escolha "Propriedades" e assinale a opção "Mostrar a barra de Iniciação Rápida". Repare então nos ícones que serão exibidos no canto esquerdo da Barra de Tarefas (ao lado do botão Iniciar). Dê um clique direito sobre aqueles que você deseja eliminar e, no menu de contexto, acione o comando correspondente (já para adicionar atalhos que não são exibidos por padrão, abra o menu Iniciar, localize o programa desejado e arraste e solte o atalho na Barra de Inicialização Rápida).
Para acessar rapidamente uma pasta usada com frequência, você pode adicioná-la como um menu à Barra de Tarefas. Clique com o botão direito na Barra de Tarefas, aponte para "Barras de Ferramentas", clique em "Nova Barra de Ferramentas" e escolha a pasta que você deseja abrir com apenas dois cliques do mouse.
É fácil definir quais ícones devem aparecer na Área de Notificação do Windows (ou Bandeja do Sistema, como se dizia antigamente): clique com o botão direito na Barra de Tarefas, escolha "Propriedades" e clique em "Personalizar". A predefinição para cada item é "Ocultar quando inativo", mas ela pode ser mudada para "Sempre ocultar" ou "Sempre mostrar", conforme suas preferências (isso reduz a confusão e facilita o acesso àquilo que você realmente deseja - ou precisa - utilizar).
Um bom dia a todos.