quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dicas de Segurança

Nunca é demais lembrar que segurança virtual é um assunto sério. Assim, considerando que é sempre melhor pecar por ação do que por omissão, volto a focar o tema para reforçar algumas noções importantes.

1 - Nenhum computador conectado à Internet está ou estará 100% seguro, mas é possível minimizar os riscos utilizando uma boa suíte de segurança (que englobe pelo menos um antivírus, um firewall e um anti-spyware, até porque a melhor maneira de evitar conflitos entre esses aplicativos é utilizar um "pacote fechado", do mesmo fabricante) e mantendo-a devidamente atualizada e adequadamente configurada.
2 - O miniaplicativo "Contas de Usuário" (acessível via Painel de Controle do XP) permite configurar permissões diferenciadas para usuários do computador. Por padrão, a instalação do XP requer um nome de usuário a quem serão estabelecidas prerrogativas de administrador, mas, ainda que só você use o PC, convém criar uma segunda conta, com poderes limitados, e utilizá-la nas tarefa do dia-a-dia, prevenindo modificações acidentais nas configurações ou ação de programas danosos ao sistema.
3 - Para incrementar sua segurança, defina senhas para todas as contas (inclusive a sua), ainda que isso retarde em alguns segundos a inicialização do sistema. Em "Contas de Usuário", clique no nome de cada usuário, selecione a opção "Criar Senha" e siga as instruções do Assistente. Evite senhas óbvias (como "admin" ou a própria palavra "senha") e não revele sua senha a ninguém).
4 - Ao acessar o sistema com uma conta limitada, você certamente será impedido de rodar alguns programas, mas é possível contornar o problema com auxílio da função "Executar como". Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre programa que deseja abrir e, na caixa de diálogo de logon que será exibida, marque a opção "O seguinte usuário" e entre com os dados de login referentes à sua conta de administrador.
Boa sorte a todos.
Postar um comentário