quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Arquivos rebeldes

Vejam que dica legal a Martha (um abraço, amiga) me enviou, dias atrás, depois de a gente ter quebrado a cabeça tentando excluir um arquivinho rebelde que se aboletou em seu Desktop e não saía nem por decreto!

Observação: Vale lembrar que o Windows não costuma permitir a remoção de arquivos que estejam sendo usados por programas, processos ou serviços em execução, dificultando a remoção de vírus, spywares e outros malwares. E ainda que seja possível tentar contornar esse problema reiniciando o computador em "modo de segurança" ou dando um “boot limpo” (conforme já comentamos em outras oportunidades), isso nem sempre funciona - e recorrer ao Gerenciador de Tarefas ou ao Process Explorer para localizar o culpado pelo “travamento” pode ser complicado e trabalhoso, especialmente para usuários menos avançados.

Enfim, a dica é instalar o freeware Unlocker (a versão 1.8.7 é compatível com o Windows 2000, XP, 2003 e Vista), cujo download pode ser feito em http://ccollomb.free.fr/unlocker/#download. Confesso que ainda não utilizei o software - de maneira que esta postagem vale como sugestão, e não como recomendação (mas se ele resolveu o problema da Martha, sem dúvida alguma merece nosso respeito).
Note que, ao instalar o programinha, convém manter habilitada a opção que cria um ícone na área de notificação do Windows e aciona automaticamente o “Unlocker Assistant” sempre que você tiver problemas para mover, renomear ou excluir um arquivo qualquer. Caso modifique essa configuração, você terá de clicar sobre o arquivo rebelde com o botão direito do mouse, selecionar a opção “Unlocker” no menu de contexto e, na lista de processos que será exibida em seguida, clicar no botão “Unlock All”.
Bom dia a todos.