terça-feira, 22 de dezembro de 2015

WINDOWS LIVE MAIL E PATCH KB3093594

NADA É TÃO DURADOURO QUANTO A MUDANÇA.

Uma mensagem da Microsoft vem informando aos usuários do Windows Live Mail que seus sistemas poderiam para de funcionar "em algumas semanas”, e, para evitar que isso ocorra, sugere a instalação da correção KB 3093594 — ou, melhor ainda, o upgrade para o Windows 10, que integra o novo aplicativo do Universal Mail (aplicativo esse que, como o novo navegador EDGE, vem sendo alvo de críticas severas por parte dos usuários).
A mensagem leva jeito de scam (clique aqui para saber mais sobre essa modalidade de golpe), como se pode inferir da transcrição abaixo:

"SE VOCÊ USA O WINDOWS LIVE MAIL 2012 COM O WINDOWS 8, O WINDOWS 8.1 OU WINDOWS 10, É RECOMENDÁVEL QUE TROQUE O PROGRAMA CLIENTE DE EMAIL PARA SE MANTER CONECTADO E RECEBER AS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DE RECURSOS NESTES SISTEMAS. OS WINDOWS LIVE ESSENTIALS 2009 E 2011 NÃO SÃO MAIS SUPORTADOS, E VOCÊ PRECISARÁ ATUALIZAR PARA O WINDOWS 8 / 8.1 OU O WINDOWS 10 PARA USAR O APLICATIVO MAIL, OU O USAR WWW.OUTLOOK.COM. PARA SABER MAIS SOBRE O APLICATIVO MAIL, POR FAVOR CLIQUE AQUI."

Se fosse mesmo maracutaia, não seria a primeira vez que os ciberestelionatários teriam se valido de iscas travestidas de mensagens da Microsoft em suas tentativas de golpe. Mas a mensagem é legítima; só que pode trazer mais problemas do que soluções (o melhor a fazer é não baixar e instalar a atualização).

Até o advento dessa novidade, usuários do Windows eram concitados (pela Microsoft e pela maioria das empresas de segurança digital) a jamais clicar em links que chegam por email e remetem a atualizações do sistema ou de seus componentes. Agora, parece que a coisa já não é bem assim.

Enfim, à luz do patch de que trata o email (KB3093594), a empresa de Redmond parece ter finalmente decidido suportando o Live Mail 2012, mas talvez seja melhor não ir com muita sede ao pote. Alguns analistas recomendam instalar a correção e aguardar pelo menos uma hora antes de tornar a rodar o programa, e, no caso de ele travar, simplesmente reiniciá-lo e tocar a vida adiante. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.