terça-feira, 23 de novembro de 2021

SOBRE O MICROSOFT DEFENDER ANTIVÍRUS

O TOLO QUE APRENDE A SEGURAR A LÍNGUA TEM TUDO PARA SE TORNAR UM SÁBIO.

Lentidão, sistema operacional travando, pop-ups explodindo na tela e emails estranhos na caixa de entrada são sinais de que o computador pode estar infectado.

A proteção nativa do Windows evoluiu muito ao longo dos anos e pouco fica devendo às melhores soluções de segurança de terceiros. Então, a menos que você seja fã incondicional deste ou daquele pacote de Internet Security, abra a central de segurança do Windows e assegure-se de que o Microsoft Defender esteja protegendo seu computador.

Em caso de suspeita de infeção, comande uma varredura completa; se nada de suspeito for encontrado, repita a varredura utilizando uma ferramenta online — como o Security Scanner (da própria Microsoft), o ESET Online Scanner (da ESET), House Call Free Online Virus Scan (da TrendMicro) ou o Norton Security Scan (da Symantec). Todas são eficientes e gratuitas, mas nenhuma delas oferece proteção em tempo real, daí ser recomendável você manter o Microsoft Defender ativo e operante — ou proteger o sistema com sua suíte de segurança preferida, a seu critério.

Note que a instalação da um pacote Internet Security de varejo costuma desativar a proteção nativa (Microsoft Defender Antivírus), já que não é recomendável manter dois antivírus protegendo o sistema em tempo real. Sem embargo, você pode executar o Microsoft Defender Antivírus no modo passivo em conjunto com seu pacote de segurança favorito (para saber mais, acesse Compatibilidade do Microsoft Defender Antivírus).

No modo ativo, o MDA atual como principal aplicativo antivírus no dispositivo. Os arquivos são verificados, as ameaças detectadas são corrigidas e listadas nos relatórios de segurança do aplicativo de segurança do Windows. No modo passivo, os arquivos são verificados e as ameaças detectadas são relatadas, mas não são corrigidas pela ferramenta nativa do sistema.

Para checar o status do Microsoft Defender Antivírus em seu computador, digite Security na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas do Windows, clique em Segurança do Windows, selecione Proteção contra vírus e ameaças e, em Configurações de proteção contra vírus e ameaças, escolha Gerenciar configurações. Você verá o nome de sua solução de antivírus/antimalware na página de configurações.

A exemplo de qualquer outra solução antimalware, o Microsoft Defender Antivírus só provê proteção responsável se estiver devidamente atualizado. A Microsoft libera atualizações regularmente, via Windows Update. Para saber mais, consulte Gerenciar atualizações do Microsoft Defender Antivírus e aplicar linhas de base.