sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

TECLA COPILOT

A HISTÓRIA SE REPETE.

 

Se o ato político da última segunda-feira serviu para alguma coisa, foi para evidenciar o racha político existente hoje no Congresso. Lula e os togados Barroso e Moraes enfatizaram a necessidade de punir os golpistas, mas a presença de Rodrigo Pacheco e de ministros de Estado de partidos do Centrão contrastou com a ausência de Arthur Lira, o imperador da Câmara, e de boa parte dos parlamentares de partidos que formalmente apoiam o governo.
Em seu discurso, o Sun Tzu de Atibaia classificou o aspirante a tiranete que o antecedeu de "ex-presidente golpista", e disse que perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra seu próprio povo soaria como impunidade e seria um salvo-conduto para novos atos terroristas. 
Moraes afirmou que não se pode confundir paz e união com impunidade, apaziguamento ou esquecimento, e Barroso, que o 8 de janeiro não foi um fato isolado, mas a despeito de tudo, as instituições venceram e a democracia prevaleceu.
O alinhamento desses discursos evidenciou o racha político existente no Congresso. A presença dos militares também foi uma das saias-justas do evento; os comandantes tiveram participação discreta e ouviram a governadora petista do Rio Grande do Norte puxar o coro "sem anistia" e Lula fazer um agradecimento aos militares legalistas.
Triste Brasil.
***
A tecla Windows foi incorporada ao Microsoft Natural Keyboard, lançado em 1994, para facilitar o acesso ao menu Iniciar e oferecer atalhos para funções específicas do Win95. Passados quase 30 anos, a Microsoft anunciou que a próxima leva de PCs terá uma tecla dedicada ao Copilot — ferramenta de AI generativa da gigante de Redmond —, que ficará bem ao lado das setinhas.

Segundo a mãe da criança, a nova tecla não substitui, mas complementa a tecla Windows, e quanto mais fácil for usar a ferramenta, mais rápido ela se tornará rotineira na vida das pessoas e os demais fabricantes a incluirão em seus teclados.

Vale lembrar que o Copilot está integrado ao Windows 11, mas também pode ser baixado e instalado em versões anteriores do sistema e em dispositivos ultraportáteis com Android ou iOS. 
 
Se você comprar um teclado para PC com a nova tecla e não tiver a versão mais recente do Windows (nem o app retrocitado instalado), pressioná-la convocará a mesma caixa de busca que o sistema exibe quando o atalho WinKey + S é acionado.