sexta-feira, 30 de agosto de 2024

A IA E A EVOLUÇÃO DO BROWSER

AFIRMAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS REQUEREM EVIDÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS.

Lançado em 2007, o Google Chrome desbancou o Internet Explorer em 2012 e hoje  abocanha 75,49% de seu segmento de mercado (contra 13,82% do Safari, 3,54% do Edge e 1,58% do Firefox). Embora os browsers mais populares se equivalham em recursos, funções e usabilidade, cada um oferece alguma coisa que os outros não têm, e o Chrome seria a "escolha certa" se não fosse tão "invasivo" (detalhes nos posts de 3, 4 e 5 de junho p.p.). 

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

O furdunço entre Elon Musk e Alexandre de Moraes parece estar longe de terminar. após Depois que o ministro ameaçou prender o representante legal do Xuitter no Brasil, o bilionário decidiu fechar o escritório que mantinha aqui por estas bandas, alegando preocupações com a segurança dos funcionários.
Num primeiro momento, a possibilidade de o imbróglio afetar diretamente os usuários tupiniquins era remota, mas, nesta quarta-feira Moraes deu prazo de 24 horas para a plataforma nomear um novo representante legal no Brasil, sob pena de ser tirada o dar tempo indefinido. Não demorou para que termos como "O Twitter vai acabar" e "Adeus Twitter" figurassem entre os mais comentados pelos internautas (parece que essas autoproclamadas viúvas não conhecem VPNs).
Apesar da intimação, não se sabe ao certo o que acontecerá com as contas dos usuários em caso de suspensão, até porque seria uma decisão inédita. Há quem diga que apenas os conteúdos programados para publicação futura poderão ser afetados, mas trata-se de mera especulação.
Em abril, Musk atacou Moraes em postagens e ameaçou reativar outras contas bloqueadas quando a redeainda se chamava Twitter e não lhe pertencia. No início deste mês, ele classificou como "censura" um ofício em que Moraes determinou o bloqueio de perfis investigados (entre os quais Daniel Silveira e Marcos do Val) por suposta disseminação de conteúdo antidemocrático. 
Ontem, o bilionário sul-africano postou uma montagem com o magistrado atrás das grades e a legenda "Um dia, @Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Pode anotar", e em seguida, a foto de um rolo de papel higiênico com o nome "Alexandre" e a legenda "Você gosta do meu papel higiênico?"
Vamos ver que bicho vai dar.

É recomendável manter pelo menos dois navegadores ativos e operantes no PC e no celular. O MS Edge vem com Windows e o Safari, com o macOS, o iOS e o iPadOS, mas tanto o Firefox como o Opera — que oferece VPN integrada e assistente virtual com AI — são opções que você deveria experimentar.

Devido ao sucesso do ChatGPT, navegadores e mecanismos de pesquisa passaram a incluir ferramentas baseadas em AI para ampliar a capacidade de busca e apresentar as informações de maneira semelhante à humana. Usuários do Chrome contam com diversos add-ons (extensões) que facilitam o acesso recurso.  Merlin permite acessar o chatbot pelo atalho Ctrl+M (no Windows; no macOS o comando é Cmd+M) e informar o que ele deve fazer (redigir e-mails, escrever comentários nas redes sociais, traduzir páginas, resumir textos, etc.), lembrando que versão gratuita é limitada a 51 solicitações por dia

WritingMate utiliza ferramentas do ChatGPT para criar ou resumir textos, escrever emails e posts em blogs e redes sociais, fazer revisões ortográfico-gramaticais etc. Depois de adicionar o plugin ao Chrome, inicie-o pelos mesmos atalhos de teclado usados no Merlin e repare que ele vem com diferentes modelos pré-determinados de ações — como "Me ajude a escrever um tweet" ou "Escreva uma resenha sobre meu produto". Se a tarefa desejada não estiver na lista, descreva-a de forma clara na caixa de diálogo. A versão gratuita é limitada a 10 mensagens diárias (a assinatura da Premium custa US$ 9,99 por mês).

Além de contar com diferentes modelos de comandos ser capaz de traduzir e aprimorar textos em inglês, comentar jogos de futebol, contar histórias e exportar chats anteriores, o Enhanced ChatGPT oferece um guia de viagem (basta informar a localização para obter recomendações baseadas no lugar em que você se encontra).
 
WebChatGPT contorna o maior inconveniente, digamos assim, do ChatGPT 3.5, que é não acessar conteúdos incluídos na Web após agosto de 2021. Feita a instalação no Chrome, use os botões que ficam na parte inferior da tela para alterar o número de resultados, o período de tempo e a região. O bot cita as fontes usadas na elaboração das respostas, de modo que você pode conferir sua confiabilidade.
 
Desenvolvido pela Browser Company, o Arc é uma opção interessante para usuários do Mac. Sua interface é personalizável
 e a barra lateral pode ser recolhida para ampliar a área útil de navegação. As abas são arquivadas automaticamente a cada 12 horas, mas é possível aumentar esse prazo para até 30 dias, fixar as abas (para que elas não sejam arquivadas) e até favoritá-las como "apps" do navegador. 
 
Por enquanto, o Arc está disponível somente para macOS e iOS, e a versão mobile depende de acesso à versão desktop, que ainda está limitada a convidados do desenvolvedor ou de usuários já existentes (que ganham convites semanalmente para livre distribuição). Ainda não há previsão de versões para Windows e Android, mas elas provavelmente virão.