UM PRODUTO É ALGO FEITO NUMA FÁBRICA. UMA MARCA É ALGO COMPRADO PELO CONSUMIDOR. O PRODUTO PODE SER COPIADO POR UM CONCORRENTE, MAS A MARCA É ÚNICA.
O papel-alumínio talvez não seja tão versátil quanto o o bombril — que, segundo o slogan criado por Washington Olivetto nos anos 1970, tem 1.001 utilidades —, mas suas aplicações não se limitam à cozinha, onde ele é usado para preservar o frescor dos alimentos, agilizar o cozimento, proteger o fogão de respingos de gordura e manter a comida quente, por exemplo.
Observação: Falando em bombril, pode-se suprir uma falta momentânea da esponja de aço esfregando uma bolinha de papel-alumínio embebida em detergente líquido nas panelas, frigideiras e grelhas.
CONTINUA APÓS A POLÍTICA
No final de 2023, Lula e o príncipe Mohammed bin Salman Al-Saud se reuniram para tratar de uma suposta intenção do ditador em despejar no Brasil investimentos de US$ 10 bilhões. Na última segunda-feira, o petista convidou o ditador para uma visita ao Brasil. Sempre que Lula flerta ou se encontra com um ditador, o bolsonarismo vai às redes sociais e realça sua falta de compromisso com os valores democráticos. Desta vez, no entanto, ninguém deu um pio, já que Al-Saud era o ditador de estimação de Bolsonaro (foi ele quem deu as joias que o encrencaram). A impressão que se tem é de que o petista está prestes a cair no mesmo conto do vigário que o príncipe aplicou no cepetão-golpista em 2019. Enfim, o golpe está aí, cai quem quer. E já que falamos em golpe, a onda de fake news envolvendo a cobrança de impostos sobre operações de Pix é sopa no mel para os cibercriminosos, que vêm enviando mensagens com a marca da Receita Federal e boletos para o recolhimento a um suposto "excesso de limite do Pix". De acordo com o ministério da Fazenda, não há qualquer cobrança, não há imposto sobre Pix nem nada parecido. O próprio Haddad veio a público para desmentir que a elevação do piso a partir do qual as informações deveriam ser enviadas ao Leão tenha efeito sobre a maioria dos pequenos negócios. Confira os mitos e verdades sobre as novas regras de fiscalização do Pix.
— Forrar a grelha da churrasqueira com papel-alumínio evita a fumaceira que as carnes gordurosas produzem quando a gordura pinga no braseiro.
— Revestir as prateleiras da geladeira com papel alumínio preserva o frescor dos alimentos. Embrulhar peixe ou cebola cortada em filme plástico e cobrir com papel alumínio evita que o cheiro contamine a água e o que mais estiver na geladeira.
— Quer passar os dois lados da roupa de uma só vez? Forre a tábua com papel-alumínio (deixando a parte brilhante para cima) e cubra com um lençol ou tecido de algodão.
— Para afiar tesouras, dobre e redobre uma folha de papel-alumínio e corte-a várias vezes. Para amolar alicates de cutícula, faça uma bola de papel alumínio (mais ou menos do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue) e mordisque-a com o alicate.
— Suas roupas ficarão mais macias e livres de eletricidade estática se você jogar três ou quatro bolinhas de papel-alumínio no cesto da máquina de lavar.
— Suas roupas ficarão mais macias e livres de eletricidade estática se você jogar três ou quatro bolinhas de papel-alumínio no cesto da máquina de lavar.
— Para manter o forno limpo ao assar ou gratinar alimentos, forre-o com papel-alumínio. E para o assado ficar pronto mais depressa, embrulhe a assadeira em papel-alumínio com o lado brilhante voltado para dentro (se for embrulhar um lanche ou guardar comida na geladeira, a lado brilhante deve ficar virado para fora).
— Seus anéis, cordões pulseiras e outros acessórios de prata ficarão reluzentes se você os mergulhar numa solução com bicarbonato de sódio, sal, água e pedaços de papel-alumínio, deixar de molho por cerca de 30 minutos, enxaguar e secar usando um pano macio.
— O controle remoto parou de responder e você não tem pilhas novas? Bolinhas de papel-alumínio colocadas entre os polos e os contatos farão com que o dispositivo funcione por mais algumas horas (ou dias).