domingo, 19 de janeiro de 2025

MACARRÃO AO ALHO E ÓLEO COM LASCAS DE GORGONZOLA

O FATO DE AS CONDIÇÕES NO UNIVERSO SEREM ADEQUADAS PARA A VIDA NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE QUE UNIVERSO FOI DESENHADO PARA PERMITIR A VIDA.

 
Macarrão ao molho de gorgonzola é tudo de bom, mas cortar o queijo em pedaços pequenos, derretê-los numa panela com manteiga e azeite, misturar requeijão cremoso e creme de leite e temperar com manjericão, orégano e alho dá bem mais trabalho que servir a massa ao alho e óleo com lascas de gorgonzola.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Na última quarta-feira, a pretexto de "tirar isso que virou uma arma na mão desses criminosos", o secretário da Receita Federal anunciou o cancelamento da normativa adotada para intensificar o monitoramento do Pix — lembrando que essa modalidade de transferência financeira já era usada para aplicar golpes desde 2020, antes mesmo de começar a funcionar. 
Os governistas reclamam das fake news, mas o problema é que Lula não tem a confiança da população brasileira para monitorar nada, e Haddad confirmou isso ao anunciar uma medida provisória para garantir que o Pix não será taxado nem monitorado. Segundo o ministro, "quando você desacredita um instrumento público, você está cometendo um crime", mas ninguém acredita que esse governo populista e perdulário resistirá à tentação de arrecadar mais a partir das informações coletadas pelo monitoramento. 
A norma da Receita não tinha nada de mais, como alegaram os governistas e reconheceram os especialistas. O problema foi ela ter sido adotada durante um governo sem credibilidade. 
Num vídeo que tomou conta das redes sociais e acumulou 7,5 milhões de likes, quase 700 mil comentários e mais de 60 milhões de visualizações somente no Instagram, o deputado bolsonarista Nikolas Ferreira foi ao ponto: o governo quer saber como você ganha R$ 5 mil e paga R$ 10 mil de cartão, mas não quer saber como uma pessoa que ganha um salário-mínimo faz para sobreviver pagando luz, moradia, educação, compra do mês e gastos. 
Oportunismos à parte, o parlamentar tocou nas preocupações cotidianas e financeiras dos contribuintes, que já vivem no aperto, e teriam suas movimentações vigiadas como se fossem grandes sonegadores. Ele lembrou ainda que Lula não cumpriu as promessas de não taxar as "blusinhas da China" e de devolver a picanha e a cerveja aos churrasqueiros de fundo de quintal, e concluiu fazendo uma convocação ao público: "Se a gente não parar o Lula, ele vai parar o Brasil". 
 
O gorgonzola, o roquefort e o bleu d'Auvergne são queijos de "mofo azul" (resultante da inserção do mofo Penicillium Roqueforti no leite ou na coalhada durante a produção da massa). O primeiro é originário da Itália e produzido com leite de vacas, e os outros dois, na França e com leite de ovelhas, mas você pode usar qualquer um deles nesta receita, bem como utilizar massa longa (espaguete, talharim etc.) ou curta (penne, fusilli etc.). Para servir 4 pessoas, você vai precisar de:
 
— 1 pacote (500g) do macarrão de sua preferencia;
— 200g de bacon (sem a pele) cortado em cubinhos;
— 250g de gorgonzola (ou outro queijo azul) cortado em lascas ou cubos;
— 2 colheres (sopa) de manteiga;
— 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
— 7 dentes de alho graúdos, picados ou cortados em lascas finas;
— 4 colheres (sopa) de salsinha picada;
— Pimenta-do-reino a gosto.
 
Cozinhe o macarrão em água salata come il mare, escorra quando faltar cerca de 1 minuto para o ponto al dente e reserve. Frite o bacon na própria gordura e coloque-o sobre folhas de papel-toalha. Em uma panela ou frigideira grande, misture a manteiga e o azeite, doure o alho em fogo baixo, despeje o macarrão, adicione um pouco da água do cozimento (para evitar que a massa grude), mexa com uma colher de pau ou espátula de silicone, tempere com sal e pimenta do reino, acrescente o bacon e as lascas (ou cubos) de queijo, polvilhe com pimenta-do-reino, transfira para uma travessa e sirva em seguida.
 
Bom apetite.