A INTELIGÊNCIA É A CAPACIDADE DE SE ADAPTAR À MUDANÇA.
Ensinava-se nos meus tempos de estudante que o Sol era uma estrela de 5ª grandeza orbitada por nove planetas, que Marte era o vizinho mais próximo da Terra, que Júpiter era o maior planeta do Sistema Solar, que Plutão era o mais distante, e que Saturno, o único a ter anéis, perdia para Júpiter por 9 a 12 em número de luas. Mas não há nada como o tempo para passar.
Ensinava-se nos meus tempos de estudante que o Sol era uma estrela de 5ª grandeza orbitada por nove planetas, que Marte era o vizinho mais próximo da Terra, que Júpiter era o maior planeta do Sistema Solar, que Plutão era o mais distante, e que Saturno, o único a ter anéis, perdia para Júpiter por 9 a 12 em número de luas. Mas não há nada como o tempo para passar.
Nos últimos 50 anos, descobriu-se que Vênus é o nosso vizinho de porta, que Saturno tem mais luas que Júpiter (145 e 95, respectivamente), que Urano e Netuno também têm anéis, que Plutão não é planeta, mas um objeto transnetuniano, e que o espaço transnetuniano se divide em Cinturão de Kuiper, Disco disperso e Nuvem de Oort. Entretanto, uma descoberta recente pode mudar radicalmente o que se sabe sobre o Sistema Solar.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Talvez não seja exato afirmar que o poder das fake news levou o governo a voltar atrás na taxação do Pix, até porque a medida provisória posteriormente revogada não previa a tributação dessa modalidade de operação financeira (ou pelo menos é isso que dizem os entendidos). Curiosamente, uma ala da equipe econômica foi contrária ao cavalo-de-pau de Haddad — e de Lula, cuja prioridade é a própria popularidade.
Algumas autoridades defenderam publicamente a revogação em uma tentativa de transmitir mais segurança sobre o uso do Pix, mas outras entenderam que a decisão foi um erro que resultou em ainda mais desgaste ao macróbio palaciano.
Vale destacar que as regras não determinavam a criação de um novo imposto no Pix, mas as fiscalizações seriam mais abrangentes, e comerciantes e trabalhadores informais ficaram preocupados com uma eventual oneração. No entanto, a percepção é que só vale traçar uma estratégia sobre o tema quando baixar a poeira do Pixgate — como foi apelidado o episódio envolvendo as críticas ao monitoramento da Receita Federal.
Por outro lado, há uma análise de que a crise pode ter trazido benefícios para estratégias futuras. A equipe de Lula teria aprendido com os erros (pausa para as gargalhadas), o que traria melhoras nas negociações políticas e na comunicação com a sociedade nas próximas revisões fiscais.
Fato é que de nada adianta mudar as rodas da carroça quando o problema é o burro.
Conhecidos como KBOs (sigla em inglês para "Objetos do Cinturão de Kuiper"), os corpos celestes dessa área mostraram um aumento de densidade entre 70 e 90 unidades astronômicas (cada UA corresponde a 150 mil quilômetros, que é a distância média entre a Terra e o Sol), sugerindo a existência de duas populações distintas de KBOs separadas por uma lacuna praticamente vazia. Se confirmada, essa descoberta leva a crer que a nebulosa solar era muito maior do que se imaginava.
O Cinturão de Kuiper se estende desde a órbita de Netuno, a cerca de 30 UA do Sol, até aproximadamente 50 UA. A grande distância do Sol faz com que os KBOs permaneçam praticamente inalterados desde a formação do Sistema Solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos, sendo assim remanescentes primordiais da nebulosa solar.
A sonda New Horizons, que sobrevoou Plutão em 2015, continua sua exploração no Sistema Solar externo, atualmente a quase 60 UA do Sol.
Para apoiar essa missão, astrônomos na Terra têm realizado observações com o Telescópio Subaru, no Havaí, e essas observações resultaram na identificação de 263 novos KBOs, dos quais 11 foram encontrados em uma região além de 70 UA — muito além, portanto, dos limites do Cinturão de Kuiper,
Resumo da ópera: A descoberta pode indicar que o Cinturão de Kuiper não é tão pequeno e incomum quanto se pensava em comparação com outros sistemas planetários. As observações continuam, com o objetivo de rastrear as órbitas dos 11 objetos distantes e aprofundar a compreensão dessa estrutura.
A ver.