terça-feira, 26 de agosto de 2025

MAIS DICAS PARA CELULARES MOTOROLA

A ESPERANÇA PODE SER A ÚLTIMA QUE MORRE, MAS TAMBÉM É A QUE MAIS MACHUCA.


Ao contrário dos PCs de mesa e portáteis, celulares não permitem upgrades de hardware. Aparelhos com 4GB de RAM são "coisa do passado", mas o preço seduz consumidores desinformados como imãs atraem limalha de ferro. Então, anote aí: para ter um aparelho compatível com as exigências atuais e que continue prestando bons serviços por uns quatro ou cinco anos, considere investir em um modelo com 6 GB de RAM — ou 8 GB, se o bolso permitir.

Alguns smartphones utilizam parte do armazenamento interno como memória virtual. A Motorola chama esse recurso de RAM Boost, a Samsung, de RAM Plus, a Xiaomi, de Memory Extension, e a Realme, de Dynamic RAM Expansion. A ativação varia conforme a marca e o modelos, mas geralmente é feita em Configurações > Sistema > Desempenho e algo como Otimização de RAM.


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Acredito que existam elementos suficientes para justificar a conversão da prisão domiciliar de Bolsonaro em preventiva, e parece que o procurador-geral Paulo Gonet também acredita, já que recomendou que se "efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautela adotadas". No Supremos, algumas togas supremas defendem manter como está, até para não dar ao réu material para reforçar seu figurino de vítima. Mas ao Judiciário não cabe fazer juízos de conveniência, e sim aplicar a lei. Se houve transgressão — e se há possibilidade de evasão — que se prenda preventivamente o transgressor, ainda que numa unidade militar como aquele quartel onde o general Braga Netto conta os minutos que faltam para conhecer sua sentença.

Bolsonaro insiste em se travestir de patriota e exsudar pureza democrática, mas o derretimento progressivo de sua reputação mostra que ele já se tornou outra coisa. O índice dos que enxergavam suas digitais no golpe, que em dezembro do ano passado era de 47%, subiu para 49% em março e agora está em 52%. Para 55% dos entrevistados, a prisão domiciliar do “mito” é justa.

Na primeira turma do STF, o que Bolsonaro chama de reputação é a soma de todas as delinquências relatadas, testemunhadas, documentadas e esmiuçadas no inquérito, na denúncia e no curso da ação penal. Se forem aplicadas no seu limite máximo, as penas previstas nos cinco crimes que lhe são atribuídos no processo sobre a suposta trama golpista somariam 43 anos. Supondo que resulte em condenação o inquérito instaurado quando se descobriu no escurinho do Zap a verdade sobre tudo que se relaciona a Bolsonaro — áudios, mensagens e todo o conteúdo trazido à tona pela PF, à luz do qual ficou evidente que a famigerada PEC da Anistia jamais teve por objetivo beneficiar os “pobres coitados” do 8/1, como dizia Bolsonaro, mas o próprio Bolsonaro — teto de uma possível pena subiu para algo em torno de 55 anos.

Diante do exposto, os próximos capítulos dessa complexa trama tupiniquim prometem ser ainda mais emocionante.

 

Se seu aparelho tem pouca memória, evite papéis de parede animados, widgets em excesso, transições visuais e outras "firulas" que deixam a interface mais atraente, mas consomem mais recursos e aceleram a descarga da bateria. Vale também tocar em Configurações > Bateria e ativar a Bateria Adaptável, que gerencia os aplicativos em segundo plano e encerra aqueles que não são necessários naquele momento. 

 

Por falar em bateria, a promoção dos celulares a microcomputadores ultraportáteis aumentou significativamente o consumo energético. As baterias evoluíram nos últimos anos, mas nem os modelos de 5.000 mAh ou superiores desobrigam os heavy users de fazer um pit-stop entre as recargas completas. Para prolongar a autonomia, acesse Configurações > Tela > Taxa de atualização de tela e reduza a frequência para 60 Hz. E a menos que você precise manter a tela acesa por longos períodos, ajuste o Tempo limite de tela para 30 segundos ou 1 minuto.

 

Baterias e carregadores originais — ou de reposição homologados pelos fabricantes — evitam superaquecimento e sobrecarga mesmo que o celular fique carregando durante toda a noite. Para prolongar a vida útil da bateria, a Motorola oferece um recurso que limita a carga a 80% durante seis dias da semana. Para ativá-lo, toque em Configurações > Bateria > Proteção contra sobrecarga e habilite a opção Usar proteção contra sobrecarga.

 

A função Levantar para ativar ilumina tela automaticamente, facilitando o desbloqueio facial. Para poupar energia, toque em Configurações > Tela > Avançado, localize a função e mova o botão para desativar. Aproveitando o embalo, toque em Som e vibração > Vibração e retorno tátil > Retorno tátil interativo e desative a opção Feedback tátil.

 

Outra maneira de prolongar a autonomia é limitar as atividades dos aplicativos que permanecem ativos desnecessariamente em segundo plano. Toque em Configurações > Assistência do aparelho e bateria > Limites de uso em segundo plano e habilite a opção Suspender aplicativos não usados. Considere também impedir o envio de dados para a Motorola/Google — toque em Configurações > Google > Mais > Uso e diagnósticos e desative a opção em questão.

 

É importante manter o sistema e os apps atualizados, mas atualizações em segundo plano afetam o desempenho dos celulares com processadores chinfrins e pouca RAM, além de acelerarem a descarga da bateria. Você pode manter essa função ativa para apps realmente importantes — como email, mensageiros, redes sociais etc. — e desabilitá-la para os demais tocando em Configurações > Geral > Atualização em 2º plano e selecionando Desativado. 

 

Também é possível desativar as atualizações automáticas para aplicativos específicos através da Google Play Store. Abra o app, toque no seu perfil (no canto superior direito), selecione Gerenciar apps e dispositivos. Em Gerenciar, selecione o app desejado, toque nos três pontos verticais e desmarque a opção Atualizações automáticas. Mas lembre-se de acessar o Play Store diariamente e tocar em Gerenciar apps e dispositivos para aplicar as atualizações disponíveis, e em Configurações > Atualizações do sistema > Verificação de atualizações para buscar atualizações do Android e patches de segurança.

 

Continua...